O uso de videoaula no ensino da música no contexto da educação básica: apresentando um estado do conhecimento

Autores

  • Vanessa de Souza Jardim UNB/PPG MÚSICA EM CONTEXTO/MESTRADO

Resumo

Esta comunicação trata de uma pesquisa bibliográfica exploratória denominada “estado do conhecimento” e tem como objetivo apresentar um mapeamento e análise referente ao “Ensino da música e uso dos recursos tecnológicos no contexto da educação básica”, principalmente, no que se diz respeito à videoaulas. O “estado do conhecimento” foi norteado pelo seguinte questionamento: Como as pesquisas científicas estão abordando o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas aulas de música no contexto da educação básica? Sendo assim, a pesquisa foi realizada no Google acadêmico e Google e, durante a busca, foram selecionadas algumas produções dentre artigos e dissertações. Nesta seleção foi levando em consideração a relevância, importância e conexão do título dos trabalhos com o tema da pesquisa e estes foram agrupados em três categorias: Tecnologias digitais para a aprendizagem colaborativa nas aulas de música; Ensino da música na educação básica e Uso de videoaulas no processo de ensino. Dentre as categorias emergiram algumas subcategorias e, para análise foi realizada a leitura dos resumos buscando identificar aspectos relacionados ao tema. Os resultados do “estado do conhecimento” são significativos para o estudo do tema, enfatizam a relação do ensino da música e tecnologia no contexto da educação básica, destacando o uso de recursos tecnológicos como estratégia no ensino das atividades de práticas musicais, além de despertar interesse para elaboração de material didático em forma de videoaulas e propostas de formação continuada para os professores de música que atuam no contexto da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-24

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical