As habilidades musicais do violão de 6 cordas no acompanhamento: análise da performance no Choro Seu Lourenço no Vinho

Autores

  • Lucas de Campos Ramos UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/PROFARTES

Resumo

O presente trabalho procura detalhar as habilidades musicais relacionadas ao acompanhamento de Violão de 6 cordas no Choro, e está situado na pesquisa “O Violão de 6 cordas e o acompanhamento no Choro”. A pesquisa busca descrever o histórico do instrumento dentro deste gênero específico e mapear as principais habilidades musicais envolvidas com essa performance, tomando como fonte primária de dados as entrevistas realizadas com músicos notáveis e a transcrição e análise de gravações consideradas importantes dentro do estilo. O conceito de habilidade musical foi construído através de perspectivas de diferentes autores, como Perrenoud, Le Bortef, Elliot, Swanwick, Silva e Marinho-Araújo e Rebelo, dentre outros. No artigo, procurei, a partir das habilidades musicais -– a saber: Harmonia, Levadas, Inversões e Baixarias – apontadas nas entrevistas com os músicos André Bellieny, Rafael dos Anjos, Fernando César, Zé Paulo Becker, Cidinho 7 Cordas e Valério de Souza, observar e compreender tais habilidades a partir da transcrição e análise da gravação do Choro “Seu Lourenço no Vinho”, de Pixinguinha e Benedito Lacerda, realizada no álbum Chorando Callado 2. Para possibilitar uma análise mais detalhada, foi realizada a transcrição da melodia, da harmonia e da realização das baixarias (contrapontos realizados na região grave tipicamente utilizados no Choro) sejam aquelas realizados pelo Violão de 7 cordas como aquelas realizados pelo Violão 6 cordas. As habilidades serão percebidas e ilustradas, sobretudo, através das interações entre o Violão de 6 cordas e o Violão de 7 cordas, entre o Violão de 6 e a melodia e entre as baixarias do Violão de 6 cordas e a Harmonia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-26

Edição

Seção

Artigos - Etnomusicologia/Música Popular