A percepção musical em projetos sociais: uma vivência educacional no Espaço Cultural da Grota
Resumo
Por meio deste artigo, trago um recorte da pesquisa de doutorado em andamento no PPGM - UNIRIO, na linha Ensino e Aprendizagem em Música. Abordo parte das ações realizadas em uma ONG da cidade de Niterói, que oferece atividades na área de música na comunidade da Grota do Surucucu. Empregando procedimentos metodológicos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2001), investigo formas de atuação acadêmica por meio do projeto de Extensão universitária “Percepção”. O objetivo geral da pesquisa é descrever o processo de ensino e aprendizagem de percepção musical em um projeto de extensão universitária, relatando como tal processo pode colaborar na integração do grupo, na performance e na criação musical. A partir do meu conhecimento tácito, assumo que a percepção musical, para além do treino da leitura e escrita musical, atua na compreensão dos materiais sonoros empregados na prática individual e coletiva, podendo estimular a imaginação e a criação. Também foi possível observar nas atividades predominantemente lúdicas, que estas favorecem o desenvolvimento de vivências coletivas, o fortalecimento de relações afetivas e de cooperação. Tendo em vista o fato desta investigação encontrar-se diretamente relacionada à prática pedagógica, é utilizado como referencial teórico conceitos de Vigotski (2001; 2009) sobre imaginação e criação. Tal autor norteia tanto a prática da pesquisa quanto a análise da ação proposta.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-05-31
Edição
Seção
Artigos - Educação Musical