Arranjos didáticos de música da tradição oral para Piano Complementar: propostas metodológicas a partir de uma pesquisa-ação na Faculdade de Música do Espírito Santo
Resumo
Este trabalho sintetiza a pesquisa de Doutorado concluída pelo autor em 2017, na qual desenvolveu uma proposta metodológica de ensino de Piano Complementar a partir de arranjos didáticos baseados em música da tradição oral brasileira. Objetivou-se um aumento da eficácia na transmissão de conteúdos de piano ministrados a alunos de Bacharelado e Licenciatura, tendo por pressuposto a utilidade deste instrumento na aquisição e desenvolvimento de habilidades musicais, como a leitura, execução de partituras ao teclado, compreensão harmônica, fixação de conceitos de Percepção Musical, transposição, análise harmônica, dentre outros. A relevância desse estudo se justifica pela presença constante de disciplinas que utilizem o instrumento de teclado na maioria dos currículos superiores de Música do Brasil. Desenvolveu-se uma pesquisa-ação na Faculdade de Música do Espírito Santo com 16 alunos e duas professoras de cursos superiores em Música, dos quais 12 eram alunos de Licenciatura e 4 de Bacharelado. Os estudantes foram acompanhados durante o segundo semestre letivo de 2017, em aulas nas quais foram aplicados os arranjos propostos. A interação de alunos e professores durante os encontros e por meio de entrevistas demonstrou-se fundamental para a elaboração definitiva dos arranjos, cujas finalidades pedagógicas e nível de dificuldade foram sendo moldados durante o processo de pesquisa. Esse material didático mostrou-se mais flexível do que a adoção de materiais didáticos a priori, além de propiciarem um espaço para difusão do repertório de tradição oral. Os alunos foram ouvidos e contribuíram com a relação de ensino-aprendizagem estabelecida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-05-31
Edição
Seção
Artigos - Educação Musical