O ensino da flauta transversa para crianças: perfil dos projetos sociais no Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Paula Martins UNIRIO

Resumo

Este artigo apresenta em sua primeira parte o perfil dos projetos sociais no Estado do Rio Janeiro que trabalham com o ensino da flauta transversa direcionado a crianças. Na segunda etapa, analisa os métodos utilizados pelos professores sob a ótica do modelo C(L)A(S)P, idealizado por Keith Swanwick (1979). Esta pesquisa é parte do projeto de Mestrado em Ensino das Práticas Musicais que desenvolveu como produto final o Método Flauteando (Martins, 2017), destinado a iniciação à flauta transversa para crianças entre 7 e 11 anos de idade. Traz os conceitos abordados por métodos conceituados, mas de uma forma lúdica, aliados à canções e personagens do folclore brasileiro. Esperamos com este trabalho, contribuir para a reflexão sobre a pedagogia da flauta transversa para crianças e despertar o interesse em novas pesquisas.

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Biografia do Autor

Paula Martins, UNIRIO

PROEMUS

Mestrado

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Publicado

2018-05-31

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical