O ensino coletivo de violão no Instituto Federal Fluminense
Resumo
Nesse estudo investiguei o ensino coletivo de instrumento musical – o Violão – realizado em uma turma de ensino médio na disciplina de Artes/Música, no Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes – RJ), sob perspectiva da participação cooperativa entre seus integrantes. A pesquisa, um relato de experiência, foi desenvolvida no decorrer de um semestre com alunos de níveis heterogêneos de experiência instrumental. Examinei as ações de cooperação entre os alunos da turma observada e seus efeitos no processo de ensino/aprendizagem do grupo. Os comportamentos considerados relevantes para análise foram as interações observadas entre os alunos no processo de ensino-aprendizagem musical que, apesar de ocorrerem naturalmente, também foram estimuladas constantemente pelo professor/observador. Como suporte teórico, abordei, entre outros autores, MONEREO e GISBERT, e VIGOTSKI, e seus conceitos de “aprendizagem cooperativa” e “zonas de desenvolvimento”, respectivamente. Tais conceitos subsidiaram minha análise a respeito da influência da interação social e da cooperação entre iguais no processo de ensino-aprendizagem em grupo. Os resultados evidenciados ao longo da pesquisa mostraram as vantagens verificadas no ensino de música com instrumentos musicais em grupo, com viés cooperativo, ressaltando a necessidade de estudos sobre a temática que contribuam para tornar as aulas de música momentos de prazer e efetiva aprendizagem. Analisar criticamente e divulgar as práticas adotadas refletiram meu anseio em estimular debates a respeito do tema, pois, apesar de já passados 10 (dez) anos desde a implantação da lei 11.769, que tornou a música conteúdo obrigatório do componente curricular da educação básica, é pequeno o número de publicações que compartilham experiências musicais desenvolvidas em sala de aula no ensino regular.Downloads
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Publicado
2018-05-31
Edição
Seção
Artigos - Educação Musical