A construção de identidades profissionais e musicais na música independente contemporânea do Rio Grande do Sul (Menção Honrosa)

Autores

  • Clarissa Figueiró Ferreira UNIRIO

Resumo

O mercado fonográfico sofreu profundas alterações relacionadas às formas de registro e comercialização da música gravada ao longo do século XX e início do século XXI. A indústria da música vem se modificando com as novas formas de distribuição que tornaram os produtos musicais mais acessíveis, e vem transformando os entendimentos culturais relacionados a hábitos de consumo e construção de identidades. O advento das tecnologias de gravação, resultantes do contexto da modernização, ocorreu através da evolução das mídias e formatos de distribuição, passando pelo vinil, fitas K7, CDS, chegando ao MP3, tendo como formas de difusão o rádio, a televisão, até o advento da internet. Nesta configuração os registros musicais, anteriormente realizados somente por meio de empresas responsáveis por gravação sonora, pluralizam-se através da acessibilidade a novas formas de gravação tecnológicas, dando surgimento ao segmento de música independente. Das mais recentes possibilidades, que envolvem novas formas de financiamento e realização de trabalhos musicais, surgem diferentes conteúdos sonoros integrantes do mosaico mercadológico da fonografia sul-rio-grandense atual. Este recente panorama demarca novas possibilidades de construção de identidades musicais e também profissionais. Para compreender o processo de uma possível nova conjuntura de mercado e renovação estética temos de lembrar que há mais de um século a música sul-rio-grandense movimenta a indústria fonográfica do país, principalmente nos limites geográficos do estado. No entanto, parece que até hoje as questões mercadológicas, envoltas em ideologias sobre o “verdadeiro gauchismo”, ainda não estão bem maturadas e causam inúmeras discussões sobre a legitimidade desta construção identitária e sua relação com a indústria cultural. Compreender como músicos sul-rio-grandenses do cenário independente atual agenciam-se no mercado musical construindo identidades musicais e profissionais é o objetivo desta pesquisa.

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Biografia do Autor

Clarissa Figueiró Ferreira, UNIRIO

Doutorado

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Publicado

2018-05-31

Edição

Seção

Artigos - Etnomusicologia