Coisas que são difíceis de enquadrar em categorias: o movimento do rock angolano e questões sobre os gêneros musicais a partir do documentário Death Metal Angola

Autores

  • Melina Aparecida dos Santos Silva Universidade Federal Fluminense

Resumo

O artigo reflete sobre a produção do gênero musical metal após o fim da guerra civil angolana, em 4 de abril de 2002, e as representações de suas práticas musicais pelo documentário Death Metal Angola, cuja sinopse nomeou a rede musical sob o rótulo death metal. Contudo, a empreitada de Jeremy Xido ainda apresenta controvérsias entre os atores sociais do movimento musical, já que nem todos concordam com a rotulação dada pelo produtor norteamericano. Este é o ponto de partida para aplicar a proposta descolonial do pensamento etnocêntrico, aonde procuro elencar parte das questões suscitadas pelos trabalhos de campo de 2014, de 2016 e 2017. Tais inspirações teóricas procuram situar como os gêneros musicais mudam segundo os espaços e os tempos nas percepções dos atores sociais, direção tomada por esta pesquisa após o contato com o movimento do rock angolano.

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Biografia do Autor

Melina Aparecida dos Santos Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Comunicação

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Publicado

2018-06-01

Edição

Seção

Artigos - Etnomusicologia