O hiato entre a individualização subjetiva do fazer musical e a apropriação da significação profissional do trabalho de musicistas e músicos: considerações preliminares sobre experiências em campo na cidade de Salvador

Autores

  • Rodrigo Heringer Costa UFBA

Resumo

Ao artista idealizado no romantismo ocidental foi concedida autonomia para o exercício do ofício. A imputação de características socialmente percebidas como inatas – tais como o talento, o dom e a genialidade – à atividade desses atores, minimiza a relevância concedida a fatores culturais, sociais e econômicos como condicionantes da produção artística. Em relação à prática musical, sua compreensão a partir de valorações inatistas choca-se com um cotidiano de intenso labor nela vivenciado por seus protagonistas e vão de encontro com as díspares condições das quais dispõem para efetivo envolvimento com o campo e suas hierarquias. Com a figura idealizada do músico-artista se relaciona outra, a do profissional da música: anônimo, em constante aperfeiçoamento e posto a dialogar com relações de trabalho precárias em um mercado restritivo. Discursivamente, a subjetivação da prática musical reproduz um hiato já existente entre o modo o músico é projetado na sociedade contemporânea e a apropriação da significação profissional de seu trabalho. A hipótese de que tal projeção reforce as condições de trabalho precárias com as quais são postos a dialogar, mostra-se, portanto, plausível. No presente artigo – parte preliminar de pesquisa de doutorado em andamento sobre o tema –, discorro brevemente sobre como o referido hiato vincula-se a ideologias que ganharam força na modernidade ocidental e carregam consequências para a atualidade. Posteriormente, partindo de experiências iniciais em campo na cidade de Salvador, reflito sobre a hipótese levantada a partir da experiência de músicos locais. O processo de observação participante conduzido permite notar que o distanciamento supracitado, bem como suas contradições, é percebido, vivenciado e reproduzido discursivamente por músicos locais e que transformações nas condições de trabalho por eles vivenciadas devem tanger o discurso em disputa sobre o fazer musical e suas características.

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Biografia do Autor

Rodrigo Heringer Costa, UFBA

PPGM

Doutorado

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Publicado

2018-06-01

Edição

Seção

Artigos - Etnomusicologia