Problemas do estudo da improvisação livre

Autores

  • Matteo Ciacchi UFPB

Resumo

O termo “improvisação livre” refere-se habitualmente a uma prática musical que tem suas raízes num movimento que se desenvolveu na década de 1960 entre Estados Unidos e Europa. Pautado em ideais não apenas estéticos como também éticos e políticos, o conceito de improvisação livre permeia hoje em dia diversas práticas musicais e estudos acadêmicos. Apesar disso, músicos e pesquisadores apresentam definições por vezes diferentes e até contraditórias a respeito do significado de “improvisação livre”. Tentativas científicas de se aproximar dessa prática costumam focar em uma dimensão semântica, conceitual, filosófica ou ideológica que leva muitas vezes a trabalhos que se distanciam da realidade performática da improvisação livre. Nesse trabalho, a partir da análise de alguns textos relacionados ao assunto, buscaremos identificar alguns desses obstáculos e vias alternativas para abordar essa prática de maneira a priorizar aspectos performáticos e morfológicos.

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Biografia do Autor

Matteo Ciacchi, UFPB

PPGM

Mestrado

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Publicado

2018-06-02

Edição

Seção

Artigos - Musicologia