“Canhoto” de Radamés Gnattali: uma proposta de planejamento da prática fundamentada no Rodízio
Resumo
Este trabalho trata de um estudo piloto realizado como teste e para definição de protocolo a ser submetido em procedimento experimental com a participação de um grupo de sujeitos pianistas. Para o estudo foi utilizado o sistema de estudo instrumental denominado Rodízio (PÓVOAS, 2017, 2015) que integra, dentre outros aspectos, planejamento e organização do treinamento instrumental, prática distribuída e variabilidade de prática, como critérios para prática ao piano. Tais critérios foram aplicados ao estudo da peça “Canhoto” (1943) de Radamés Gnattali (1906-1988), previamente seccionada em partes significativas, estas distribuídas em unidades de trabalho (UTrs) e organizadas em uma planilha de treinamento (PTr) conforme os moldes do Rodízio. Posteriormente, a peça foi praticada pelo pesquisador para testar o planejamento da prática. Esforços sistemáticos adquiridos no planejamento e na organização da prática puderam direcionar pensamentos e ações antes e durante a realização da prática, tendo em vista um objetivo em mente, e moldando-as conforme a necessidade. Através do estudo piloto identificou-se que o Rodízio permite maior envolvimento do músico com a peça durante todo o processo de construção da execução instrumental. Também permite metas claras, autocontrole sobre o estado de evolução de UTrs (monitoramento), maior motivação e, consequentemente, uma prática deliberada, viabilizando a otimização do treinamento com aumento do grau de eficiência no resultado da execução instrumental.Downloads
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Publicado
2018-06-03
Edição
Seção
Artigos - Teoria e Prática da Interpretação Musical