Investigando a consciência durante a improvisação
Resumo
Este artigo relata um experimento realizado durante um processo de investigação sobre a improvisação e a interpretação na obra do saxofonista e compositor Nivaldo Ornelas. Esta pesquisa se embasou em conceitos dos autores Nettl, Benson e Berliner, assim como envolveu a organização de uma tipologia que reúne diversas categorias de improvisação. O experimento se deu sob condições controladas de gravação e objetivou estudar como três músicos experientes se comportariam melodicamente ao improvisar sobre material harmônico desconhecido por eles, extraído de uma música de Ornelas. Tal processo visou investigar se a consciência está presente no curso de uma improvisação e como é possível aferi-la. Por intermédio das transcrições dos improvisos e das entrevistas realizadas com os músicos posteriormente, se pôde observar que os improvisadores realizaram uma análise melódica em tempo real. Constatou-se que eles recorreram a estudos passados durante a execução. Por fim, concluiu-se que a consciência está presente nas diversas categorias de improvisação, incluída a realizada sobre harmonia desconhecida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-06-03
Edição
Seção
Artigos - Teoria e Prática da Interpretação Musical