Expressão vocal e orquestral em transcrições operísticas de Liszt para piano solo: uma síntese

Autores

  • Juliana Coelho de Mello Menezes UFRJ

Resumo

Este trabalho apresenta uma síntese da pesquisa de mestrado, intitulada A expressão vocal e orquestral na transcrição operística de Liszt para piano solo, concluída em 2017 pela autora. A dissertação de mestrado (MENEZES, 2017) objetiva investigar a expressão vocal e orquestral na transcrição operística de Franz Liszt (1811–1886) para piano solo, e avaliar a necessidade de o pianista intérprete da transcrição operística de Liszt conhecer e estudar a obra original para realizar ao piano características expressivas vocais e orquestrais. É proposta a realização, na performance ao piano, desses aspectos expressivos da ópera em que a transcrição se baseia. O trabalho se concentrou nas duas seguintes transcrições operísticas: Miserere du Trovatore, baseada na ópera Il trovatore de Verdi, e Isoldens Liebestod, baseada na ópera Tristan und Isolde de Wagner. Considera-se que transcrições são “composições baseadas em outras para diferente formação musical, de diferente compositor ou não, e podem representar a obra original com maior rigorosidade na outra formação musical ou com maior liberdade e recriação” (MENEZES, 2017, p. 52). A expressão vocal foi estudada e aprofundada a partir da transcrição das canções de Schubert por Liszt, e a expressão orquestral, a partir da transcrição das sinfonias de Beethoven por Liszt. Os aspectos expressivos discutidos nessas outras transcrições serviram de embasamento para a discussão da expressão vocal e orquestral nas duas transcrições operísticas selecionadas. Este artigo apresenta os principais caminhos percorridos para a investigação e discussão dos aspectos expressivos vocais e orquestrais da transcrição operística, e mostra, para exemplificação, a discussão desses aspectos expressivos em dois excertos de cada uma das transcrições operísticas — Miserere du Trovatore e Isoldens Liebestod.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Coelho de Mello Menezes, UFRJ

PPGM

Mestrado

Downloads

Publicado

2018-06-03

Edição

Seção

Artigos - Teoria e Prática da Interpretação Musical