Considerações analíticas na obra Carretéis II (2014-15) de Alexandre Lunsqui: processos de desdobramento do material sonoro no tempo

Autores

  • Ricardo Tanganelli da Silva Instituto de Artes da UNESP

Resumo

Este artigo apresenta breves apontamentos na obra Carretéis II (2014-15), de Alexandre Lunsqui, a fim de exemplificar procedimentos de organização do material sonoro no tempo e destacar aspectos alinhados às tendências composicionais atuais para grupos de câmara. São apresentados e definidos processos de continuidade, justaposição, superposição e pontilhismo a partir de excertos da referida obra. Estas considerações poderão incentivar a análise do repertório instrumental do início deste século e pôr em perspectiva a produção brasileira, incentivando a discussão de outras obras e compositores da geração pós-1950, divulgando este repertório à um público mais amplo e heterogêneo. A fim de fornecer as estratégias analíticas, as amostras utilizam as classificações apresentadas por Mesquita (2013), além das perspectivas de Stockhausen (1955), Clarke (1987), Xenakis (1989), Kramer (1996), Snyder (2001) e McCalla (2003) sobre este assunto.

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Biografia do Autor

Ricardo Tanganelli da Silva, Instituto de Artes da UNESP

PPGM

Mestrado

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Publicado

2018-06-04

Edição

Seção

Pôsteres