Análise Narrativa no processo de interpretação musical: um estudo teórico-interpretativo
Resumo
Esta pesquisa reflete a respeito do papel da análise narrativa e sua contribuição para o processo criativo da interpretação musical. Assim como problematiza a tensão existente entre o pensamento analítico/hermenêutico, do qual a narratividade faz parte, e o pensamento performático, que vê a performance não como um ato de reprodução (de um texto/partitura), mas como um ato criativo (criação de significado/sentido).O principal referencial teórico, no campo da Análise Narrativa, para esta investigação, é o livro “A Theory of Musical Narrative” de Byron Almén. Conceitos da teoria de Almén como markedness e rank foram aplicados às gravações. Estes se concentram em diferenças de dinâmica e ritmo (markedness) entre as duas gravações, aspectos manipulados pelos performers, que posteriormente foram submetidos a uma relação de classificação: a importância que assumiram na interpretação do conjunto da obra (rank). A teoria de Almém serviu como uma importante ferramenta para conectar valores sociais e culturais com a música ao entender o arquétipo (que define a trajetória narrativa) como resultado do conflito entre ordem hierárquica e sua transgressão. A diferenciação de elementos e sua classificação foram úteis para o estudo e para estabelecer as metas a serem atingidas, bem como direcionar aspectos da técnica (o uso da articulação legato ou staccato para salientar o arquétipo ou criar uma fase dentro da narrativa musical), ou seja, como conectar aspectos técnicos com as intensões expressivas. Utiliza-se como suporte teórico no campo da semiótica e hermenêutica o autor Umberto Eco. A restrição ao texto é colocada em crise pela defesa da complexidade do fenômeno musical, que vai muito além da partitura. Todavia, caso usada como ferramenta auxiliar, e não como um fim e si mesma, na criação de uma performance musical, a análise narrativa pode ser de grande utilidade para o músico.Downloads
Não há dados estatísticos.