Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Anais do SIMPOM
Sobre
Sobre a Revista
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Submissões
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
n. 1 (2010): Anais do I SIMPOM
n. 1 (2010): Anais do I SIMPOM
Publicado:
2012-11-27
Conferências
QUAND LES AFFECTS CONFONDENT PAROLE ET MUSIQUE
Bernard Lortat-Jacob
PDF
INFORMAL POPULAR MUSIC LEARNING PRACTICE AND THEIR RELEVANCE FOR FORMAL MUSIC EDUCATORS
Lucy Green
PDF
HISTORY, THEORY, SCARLATTI’S K. 87 (ABSTRACT)
Jonathan Dunsby
PDF
Palestras - Mesas Redondas
O ENSINO DA COMPOSIÇÃO MUSICAL NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: INDAGAÇÕES PRELIMINARES
Rodrigo Cicchelli Velloso
PDF
QUESTÕES CONTROVERSAS DO OFÍCIO DE COMPOSITOR
Ricardo Tacuchian
PDF
PARTITURA DE ESCUTA: CONFLUÊNCIA ENTRE SONOLOGIA E ANÁLISE MUSICAL
Denise Hortência Lopes Garcia
PDF
MÚSICA, TÉCNICA E METIER (RESUMO)
Fernando Iazzetta
PDF
¿VER PARA CREER?: UNA APROXIMACIÓN METODOLÓGICA AL ESTUDIO DE LA ICONOGRAFÍA MUSICAL
Evguenia Roubina
PDF
MASCULINE AND FEMININE SUB-STYLES IN MOZART’S OPERATIC MUSIC
Charles Ford
PDF
FORMA MUSICAL COMO PROCESSO
Norton Dudeque
PDF
Artigos - Educação Musical
O QUE JOVENS DO ENSINO MÉDIO APRENDEM DE MÚSICA ATRAVÉS DE SUAS EXPERIÊNCIAS DIÁRIAS DE ESCUTA: UM ESTUDO DE CASO
Állisson Popolin
PDF
DA ESCUTA À PRATICA CRIATIVA: ISTO É MÚSICA!!!
Alvaro Henrique Borges
PDF
MÚSICA PARA TODOS OS OUVIDOS: UM ESTUDO SOBRE A DIVERSIDADE DE LINGUAGENS APLICADAS AO ENSINO MUSICAL
Ana Luisa Fridman
PDF
MÉTODOS E ENSINO DE TROMBONE NO BRASIL – UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA
Antonio Henrique Seixas de Oliveira
PDF
SOBRE O ENSINO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS A DISTÂNCIA E A AUTONOMIA DO ALUNO
Bruno Westermann
PDF
ADOLESCENTES E O SERTANEJO UNIVERSITÁRIO: O GOSTO COMO UMA ATIVIDADE REFLEXIVA
Daniela Oliveira dos Santos
PDF
APRENDIZAGENS EM PERCEPÇÃO MUSICAL: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE UM CURSO SUPERIOR DE MÚSICA POPULAR
Darcy Alcantara Neto
PDF
PAISAGEM SONORA: UM ESTUDO DA VOZ HUMANA COMO SÍMBOLO SONORO
Fábio Miguel
PDF
MÚSICA EM COM-JUNTO: UM PIQUENIQUE MUSICAL
Fernando Caiuby Ariani Filho
PDF
PEDAGOGIA DA PERCEPÇÃO MUSICAL BASEADA EM DOIS NORTEAMENTOS FILOSÓFICOS
Jáderson Aguiar Teixeira
PDF
“ATÉ HOJE AQUILO QUE EU APRENDI EU NÃO ESQUECI”: EXPERIÊNCIAS MUSICAIS NAS LEMBRANÇAS DE IDOSAS
Jaqueline Soares Marques
PDF
ESTUDO DA CRIANÇA PEQUENA COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E SEU COMPORTAMENTO MUSICAL: O MÉTODO DE ANÁLISE
Joana Malta Gomes
PDF
EXISTE A MÚSICA? (VARIAÇÕES SOBRE A ALEGORIA DOS CEGOS E DO ELEFANTE)
José Estevão Moreira
PDF
O REGENTE DE CORO: EDUCADOR E ARTISTA
José Teixeira d'Assumpção Junior
PDF
A MÚSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE MÚSICA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE VERA CRUZ DO OESTE-PARANÁ
Josiane Paula Maltauro Lopes
PDF
ASPECTOS ACÚSTICOS E FISIOLÓGICOS DO SISTEMA RESSONANTAL VOCAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DO CANTO LÍRICO
Juliana Martins dos Santos
PDF
BANDAS DE MÚSICA ESCOLARES BRASILEIRAS: ANALISANDO COMPOSIÇÕES DOS ALUNOS INTEGRANTES
Lélio Eduardo Alves da Silva
PDF
MÚSICA NOS PROGRAMAS DE INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES DE AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO MUSICAL E DA PRODUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS MUSICAIS
Liège Pinheiro dos Reis
PDF
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: CAMINHOS PARA A COMPREENSÃO DA APRECIAÇÃO MUSICAL?
Lúcia Regina de Sousa Moreira
PDF
OS PROCESSOS DE MUSICALIZAÇÃO DOS INSTRUMENTISTAS DE SOPRO NAS BANDAS MUSICAIS DO MEIO OESTE CATARINENSE — DADOS INICIAIS DA PESQUISA
Maira Ana Kandler
PDF
EDUCAÇÃO MUSICAL DE DEFICIENTES VISUAIS – ANALISANDO POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DE ALGUNS PRINCÍPIOS DO MÉTODO SUZUKI
Marcelo Inagoki Rodrigues
PDF
O ENSINO NÃO FORMAL EM MÚSICA: REFLEXÕES SOBRE CONCEPÇÕES PEDAGÓGICO-MUSICAIS E A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UM MÚSICO TROMPISTA DE ORQUESTRA SINFÔNICA
Marcos de Alencar Pellizzon
PDF
POSSIBILIDADES DE MAPEAMENTO ESTRUTURAL, PEDAGÓGICO E SOCIAL EM FILARMÔNICAS ALAGOANAS
Marcos dos Santos Moreira
PDF
PSICOPEDAGOGIA E MÚSICA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Maria Luiza Santos Barbosa
PDF
CORPO-VOZ-EMOÇÃO: UMA PROPOSTA DE PRÁTICAS SENSIBILIZADORAS PARA O ENSINO DO CANTO LÍRICO
Maria Nazaré Rocha de Almeida
PDF
INICIAÇÃO AO VIOLONCELO: ANÁLISE DE TRÊS MÉTODOS E PROPOSTA DE SUA SUPLEMENTAÇÃO COM REPERTÓRIO DO FOLCLORE BRASILEIRO
Maria Salete de Carvalho
PDF
GRADUAÇÃO E GRADUANDOS: UM ESTUDO EM ANDAMENTO NA LICENCIATURA EM MÚSICA DA UNIMONTES
Mário André Wanderley Oliveira
PDF
PERCEPÇÃO MUSICAL: PRINCIPAIS CRÍTICAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS
Pablo Panaro
PDF
JOGOS MUSICAIS: CONHECIMENTO, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOS PROFESSORES EM ATIVIDADES DE SALA DE AULA
Paulo César Cardozo de Miranda
PDF
A APLICAÇÃO DO ENSINO DE MÚSICA NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO DO DEFICIENTE VISUAL
Paulo Roberto de Oliveira Coutinho
PDF
CORO DA UEL: CANTANDO E CONTANDO SUAS REPRESENTAÇÕES
Regina Maria Bilha Balan Mazzarin
PDF
AVALIAÇÃO EM CANTO CORAL EM ESCOLA PROFISSIONALIZANTE: “UM POR TODOS OU TODOS POR UM”?
Simone Marques Braga
PDF
APRENDIZAGEM DO INSTRUMENTO MUSICAL REALIZADA EM GRUPO: FATORES MOTIVACIONAIS E INTERAÇÕES SOCIAIS
Tais Dantas
PDF
ARTES E MÚSICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA PAULISTAS
Wasti Silvério Ciszevski
PDF
Artigos - Linguagem e Estruturação/Teoria da Música/Sonologia
DELEUZE E O ABLETON LIVE: A CRIAÇÃO-PERFORMANCE PELA IMPROVISAÇÃO EM UM SOFTWARE PARA MÚSICOS DIGITAIS
Alexei Michailowsky
PDF
“NAS FRONTEIRAS DA TONALIDADE”: TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NA HARMONIA E NA FORMA DA PRIMEIRA SINFONIA DE CÂMARA, OP. 9, DE ARNOLD SCHOENBERG
Carlos de Lemos Almada
PDF
RADAMÉS GNATTALI E A TRILHA MUSICAL NO CINEMA BRASILEIRO
Daniel Menezes Lovisi
PDF
PARTICULARIDADES HARMÔNICAS NAS COMPOSIÇÕES DE NAILOR AZEVEDO “PROVETA” PARA A BANDA MANTIQUEIRA
Emiliano Cardoso Sampaio
PDF
CLAUDIO SANTORO E O II CONGRESSO DE COMPOSITORES PROGRESSISTAS DE PRAGA
Ernesto Hartmann
PDF
RICARDO TACUCHIAN: CAMINHOS ESTÉTICOS E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Humberto Amorim
PDF
REMINISCÊNCIA E PARÁFRASE: ESTUDO DE CASO
Maurício De Bonis
PDF
PIXINGUINHA E O MODELO VERTICAL DE IMPROVISAÇÃO DO CHORO BRASILEIRO
Paula Veneziano Valente
PDF
DA METÁFORA DO CAMINHANTE NA TEORIA DA HARMONIA TONAL
Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas
PDF
ESTRUTURA E ORGANICIDADE NA PEÇA “O PASSARINHO DE PANO” DE VILLA-LOBOS – UM ESTUDO ANALÍTICO PRELIMINAR
Walter Nery Filho
PDF
Artigos - Musicologia
O FADO PORTUGUÊS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: 1950-1970
Alberto Boscarino Junior
PDF
QUADROS DE UMA EXPOSIÇÃO – DIFERENTES FORMAS DE ORQUESTRAÇÃO
Daniel Andrioli Rodrigues Motta
PDF
ELABORAÇÕES RÍTMICAS EM JOÃO GILBERTO
Enrique Menezes
PDF
CRÍTICA MUSICAL – REPRODUÇÃO DE RECONHECIMENTO
Fernando Eduardo M. S. Fernandes
PDF
MÚSICA E ULTRAMONTANISMO: UMA CONFIGURAÇÃO “MODERNA” DA POLIFONIA NAS MISSAS DE FURIO FRANCESCHINI?
Fernando Lacerda Simões Duarte
PDF
DAS RELAÇÕES ENTRE VOLIÇÃO ARTÍSTICA E MEIOS TÉCNICOS: DISCUSSÕES PRELIMINARES PARA UMA POSSÍVEL CRÍTICA DA “VIDA MUSICAL”
Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende
PDF
“TUA IMAGEM PERMANECE IMACULADA”: NOTAS SOBRE UMA TRANSCRIÇÃO DO ARRANJO DE RADAMÉS GNATTALI PARA LÁBIOS QUE BEIJEI, 1937
Geremias Tiófilo Pereira Junior
PDF
A RODA É UMA AULA: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE ENSINOAPRENDIZAGEM DO VIOLÃO ATRAVÉS DA ATIVIDADE DIDÁTICA DO PROFESSOR JAYME FLORENCE (MEIRA)
Iuri Lana Bittar
PDF
O SAGRADO NA MPB E NA CANÇÃO SACRA: UM OLHAR DA TEOMUSICOLOGIA
Joêzer de Souza Mendonça
PDF
DARIUS MILHAUD E O BRASIL
Lina Maria Ribeiro de Noronha
PDF
MARIO DE ANDRADE, PROFESSOR DO CONSERVATÓRIO DRAMÁTICO E MUSICAL DE SÃO PAULO
Luciana Barongeno
PDF
A MÚSICA E A DANÇA DA FARSA TEATRAL O JUIZ DE PAZ NA ROÇA (1838), DE LUIS CARLOS MARTINS PENA: UMA PERFORMANCE ESTÉTICO-POLÍTICA
Luiz Costa-Lima Neto
PDF
COMPARAÇÕES ENTRE FONTES MANUSCRITAS E EDITADAS DOS ESTUDOS Nº 2 E 3 PARA VIOLÃO DE CAMARGO GUARNIERI
Marcelo Fernandes Pereira
PDF
MISTAGOGIA DA MÚSICA RITUAL: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO
Márcio Antônio de Almeida
PDF
AEROFONES NO RIO DE JANEIRO NOS SÉCULOS XVIII E XIX: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE DOCUMENTOS ALFANDEGÁRIOS
Mayra Pereira
PDF
A ORQUESTRA SINFÔNICA DO RIO GRANDE DO NORTE – SEU PROCESSO DE CRIAÇÃO
Ricardo Miguel Kolodiuk Smolinski
PDF
APONTAMENTOS ACERCA DA ANÁLISE SCHENKERIANA NA MÚSICA POPULAR: UM ESTUDO DE CASO EM DOIS PRELÚDIOS DE LUIZÃO PAIVA
Thiago Cabral Carvalho
PDF
HELIO DELMIRO, VILLA LOBOS E O CHORO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE “CHAMA” E “CHOROS NO.1”
Vinícius José Spedaletti Gomes
PDF
MÚSICA DE VANGUARDA E CULTURA DE MASSAS
Willa Soanne Martins
PDF
Artigos - Teoria e Prática da Execução Musical
RADAMÉS GNATTALI: O CONCERTINO N. 2 PARA VIOLÃO E ORQUESTRA E A UTILIZAÇÃO DO DEDO MÍNIMO DA MÃO DIREITA
Bartolomeu Wiese Filho
PDF
IMPROVISAÇÃO, CONTRABAIXO ACÚSTICO E MÚSICA POPULAR BRASILEIRA INSTRUMENTAL: REFLEXÕES ATRAVÉS DA REVISÃO DE LITERATURA
Bruno Rejan Silva
PDF
A HOMOGENEIDADE SONORA NA FLAUTA – UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E INTERPRETATIVA
Claudio Frydman
PDF
ELEMENTOS DA ESTÉTICA EXPRESSIONISTA PRESENTES NA OBRA SERTÃO CENTRAL, OPUS 84 PARA PIANO DE LIDUÍNO PITOMBEIRA
Danilo Jatobá Beserra
PDF
MÚSICA BRASILEIRA PARA O ENSINO DO PIANO NO NÍVEL ELEMENTAR
Denise Zorzetti
PDF
AS RELAÇÕES TEXTO-MÚSICA E O PROCEDIMENTO PIANÍSTICO NA CANÇÃO LEILÃO DE JARDIM (1971) DE ERNST MAHLE
Eliana Asana Ramos
PDF
REPRODUÇÃO, INTERPRETAÇÃO OU PERFORMANCE? ACERCA DA NOÇÃO DE PRÁTICA MUSICAL NA TRADIÇÃO CLÁSSICO-ROMÂNTICA VIENENSE
Frank Michael Carlos Kuehn
PDF
ASPECTOS IDIOMÁTICOS NA FANTASIA PARA VIOLONCELO E ORQUESTRA DE HEITOR VILLA-LOBOS
Hugo Vargas Pilger
PDF
A PERCUSSÃO NA OBRA MUSEU DA INCONFIDÊNCIA DE GUERRA-PEIXE
Janaína Paiva Garcia Sá
PDF
UMA ANÁLISE TEMPORAL DO OP. 117 BRAHMS
João Miguel Bellard Freire
PDF
A UTILIZAÇÃO DAS LINHAS-GUIA NA PERFORMANCE E NO ENSINO DA MÚSICA BRASILEIRA
José Alexandre Carvalho
PDF
AULAS COLETIVAS DE INSTRUMENTO COMO FATOR DE MOTIVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EXECUÇÃO MUSICAL DE FLAUTISTAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO
José Benedito Viana Gomes
PDF
ESTUDO INTERVALAR PARA PIANO N. 2 DE EDINO KRIEGER: UM ESTUDO DE RESSONÂNCIA
José Wellington dos Santos
PDF
O VOCABULÁRIO DO CHORO, DE MÁRIO SÈVE: ESTRUTURA E POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DA FLAUTA TRANSVERSAL
Larena Franco de Araújo
PDF
SUAVE, BATERIA, SUAVE!
Leandro Barsalini
PDF
CONSIDERAÇÕES SOBRE A INTERPRETAÇÃO DA PEÇA ALECRIM PARA TROMPETE SEM ACOMPANHAMENTO
Maico Viegas Lopes
PDF
A VIOLA DE 10 CORDAS NO CHORO “CARINHOSO” – UMA PROPOSTA DE ARRANJO
Marcus Ferrer
PDF
O REPERTÓRIO SINFÔNICO NACIONAL NA FORMAÇÃO DO CONTRABAIXISTA BRASILEIRO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A LITERATURA DISPONÍVEL
Ricardo Newton Lopes Rodrigues
PDF
DISTONIA FOCAL E A ATIVIDADE DO PERFORMER MUSICAL: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA
Ricardo Rosemberg Garcia
PDF
Artigos - Etnomusicologia/Música Popular
ESTÃO QUERENDO TIRAR MEU NOME DO SAMBA: BENITO DI PAULA E SUA (NÃO) CONSAGRAÇÃO NO CAMPO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
Adelcio Camilo Machado
PDF
MODINHA: AS PRIMEIRAS CONFLUÊNCIAS ENTRE O ERUDITO E O POPULAR NA MÚSICA BRASILEIRA
Alexandre Francischini
PDF
SOU ANTIGO, POSSO FALAR: A ANTIGUIDADE, UM ATRIBUTO VALORATIVO DOS CABOCOLINHOS
Climério de Oliveira Santos
PDF
TRÂNSITO MUSICAL E IDENTIDADE NA CAPOEIRA ANGOLA
Flávia Diniz
PDF
O ELEMENTO INDÍGENA NA OBRA DE HEITOR VILLA-LOBOS: UMA PESQUISA EM FINALIZAÇÃO
Gabriel Ferrão Moreira
PDF
O CLUBE DO CHORO DA PARAÍBA: PERFORMANCE MUSICAL E RELATOS DE APRENDIZADO DE CAMPO
Juliana Carla Bastos
PDF
PEIXE VIVO: UM PROCESSO DE CRIAÇÃO MUSICAL NA AMAZÔNIA
Keila Michelle Silva Monteiro
PDF
MÚSICA E ETNICIDADE JUDAICA NAS CANÇÕES DO SHABAT EM RECIFE/PE
Keila Souza Fernandes da Cunha
PDF
OS PROJETOS SOCIAIS E A MÚSICA NO ‘FRONT’ DAS LUTAS CONTEMPORÂNEAS: ENTRE A BIOPOLÍTICA E A INVENÇÃO DA VIDA
Laize Guazina
PDF
A FIGURA DO PALHAÇO EM FOLIAS DA ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS
Marcelo de Castro Lopes
PDF
CAXIXI: UM EXEMPLAR DA PERCUSSÃO AFRO-BRASILEIRA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA REFLEXÕES DE PERSPECTIVA ETNOMUSICOLÓGICA
Priscila Maria Gallo
PDF
TIAS BAIANAS QUE LAVAM, COZINHAM, DANÇAM, CANTAM, TOCAM E COMPÕEM: UM EXAME DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO SAMBA DA PEQUENA ÁFRICA DO RIO DE JANEIRO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Rodrigo Cantos Savelli Gomes
PDF
Artigos - Composição
A EXPLORAÇÃO DE ASPECTOS DE REFERENCIALIDADE NA COMPOSIÇÃO DE MÚSICA ELETROACÚSTICA
Alessandro Goularte Ferreira
PDF
PRA QUEM QUER ME VISITAR: UMA CONSTRUÇÃO IDIOMÁTICAHARMÔNICA- MELÓDICA NA CANÇÃO DE GUINGA E ALDIR BLANC
Daniel Alexander de Souza Escudeiro
PDF
PLANIMETRIA EM KOELLREUTTER E ATRATORES ESTRANHOS COMO METÁFORA PARA A COMPOSIÇÃO MUSICAL COM IMPROVISAÇÃO GUIADA
Daniel Puig
PDF
CIÊNCIA, DETERMINAÇÃO E ARTE: OS QUADRADOS MÁGICOS E A COMPOSIÇÃO
Danilo Cesar Guanais de Oliveira
PDF
MÚSICA – ARTE TEMPORAL
Danilo Rossetti
PDF
A MISSA BREVIS DE LINDEMBERGUE CARDOSO: UMA ANÁLISE À LUZ DO CONCÍLIO VATICANO II
Marco Antônio Ramos Feitosa
PDF
OS PROCEDIMENTOS COMPOSICIONAIS NO PRIMEIRO MOVIMENTO DO SEPTETO DE IGOR STRAVINSKY
Paulo Henrique Raposo
PDF
DANÇAS AFRICANAS E BRASILEIRAS EM GINGA DE MARISA REZENDE
Potiguara Curione Menezes
PDF
Artigos - Sonologia
TÉCNICOS DE ESTÚDIOS DE GRAVAÇÃO: TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO MUSICAL
Alexandre Bezerra Viana
PDF
MÚSICA-VÍDEO: UMA EXPERIÊNCIA TRANS-SENSORIAL
Marcelo Carneiro de Lima
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Titulo do Bloco
Notas sobre a Educação formal, não-formal e informal
386
Ritmos do maracatu na Música Brasileira Contemporânea: estudo de caso do “Maracatu” para piano, de Egberto Gismonti
381
Uma análise estrutural de Garota de Ipanema – de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes
283
[Não apresentado] A construção do gosto musical: de Bourdieu à categorização do ouvinte e de seu cardápio sonoplástico
195
A Teoria Espiral do Desenvolvimento Musical e a Epistemologia Genética: relações e dissociações entre os pensamentos de Keith Swanwick e Jean Piaget
171