Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Anais do SIMPOM
Sobre
Sobre a Revista
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Submissões
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
n. 2 (2012): Anais do II SIMPOM
n. 2 (2012): Anais do II SIMPOM
Publicado:
2012-10-17
Expediente
Folha de Rosto
Os Editores
PDF
Prefácio
Prefácio
Martha Tupinambá de Ulhôa
PDF
Conferência - Composição
SOUND, PATTERN, AND STRUCTURE: NOVEL METHODS FOR ANALYSING MUSIC-AS-HEARD
Lasse Thoressen
PDF
Conferência - Educação Musical
MUSIC EDUCATION AND INTELLECTUAL DEVELOPMENT IN CHILDREN: HISTORICAL, RESEARCH, AND EDUCATIONAL PERSPECTIVES
Eugenia Costa-Giomi
PDF
Conferência - Etnomusicologia
MILITARY AESTHETICS AND THE POLITICS OF RECONCILIATION IN ZULU PERFORMANCE
Louise Meintjes
PDF
Conferência - Sociologia da Música
POPULAR MUSIC AND MUSIC AESTHETICS
John Shepherd
PDF
Conferência - Teoria da Música
THE TOTAL ARTWORK IN KARLHEINZ STOCKHAUSEN’S LICHT: “IN THE BEYOND – ALWAYS AND FOREVER”
Ivanka Stoianova
PDF
Mesa Redonda - Musicologia
MUSICAL LITERACY: A HISTORICAL PERSPECTIVE
James Grier
PDF
OS ERROS TEXTUAIS: ASPECTOS E ATITUDES EDITORIAIS
Carlos Alberto Figueiredo
PDF
Mesa Redonda - Práticas Interpretativas
PESQUISA EM PERFORMANCE MUSICAL NO BRASIL NO SÉCULO XXI: PROBLEMAS, TENDÊNCIAS E ALTERNATIVAS
Fausto Borém, Sonia Ray
PDF
A VOZ DO PERFORMER NA MÚSICA E NA PESQUISA
Catarina Leite Domenici
PDF
Mesa Redonda - Sonologia
TRÊS OU QUATRO FERRAMENTAS DE PROCESSAMENTO DE SONS EM TEMPO REAL INCORPORADAS A MINHA PRÁTICA COMPOSICIONAL
Sérgio Freire
PDF
Artigos - Composição
INTERTEXTUALIDADE IDIOMÁTICA NA MÚSICA: APONTAMENTOS PARA UM CONCEITO E PRÁTICA NO SÉCULO XXI
Daniel Escudeiro
PDF
APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS GESTÁLTICOS NO PLANEJAMENTO COMPOSICIONAL DE SEGMENTOS
Helder Alves de oliveira
PDF
PAULISTINHA (IMAGINÁRIA): ESTUDO DE CASO
Mauricio Funcia de Bonis
PDF
O MODELO COMPOSICIONAL SEGUNDO FRANÇOIS-BERNARD MÂCHE E A QUESTÃO DA INFORMALIDADE
Ricardo Ribeiro Lira da Silva
PDF
ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS RELATIVOS À GERAÇÃO DE “MELODIAS OU SONS RESULTANTES”
Sólon de Albuquerque Mendes
PDF
FORMAS DO ESPAÇO NA MÚSICA ELETROACÚSTICA MISTA
Tiago Cavalheiro Mantovani Gati
PDF
Artigos - Educação Musical
A INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM AULAS COLETIVAS DE INSTRUMENTOS MUSICAIS: UMA ANÁLISE OBSERVACIONAL A PARTIR DO SISTEMA RIOS
Alan Caldas Simões
PDF
O ENSINO DE MÚSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Alessandra Nunes Castro Silva
PDF
COMPOSIÇÃO MUSICAL NA ADOLESCÊNCIA: AÇÕES E OPERAÇÕES COGNITIVAS
Aline Lucas Guterres
PDF ()
PDF
MÚSICA INFANTIL NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE O REPERTÓRIO MIDIÁTICO, ESCOLAR, ERUDITO E POPULAR
Ana Lúcia Iara Garobim Moreira
PDF
O ENSINO DE CHORO NO VIOLÃO EM GRUPO: UM ESTUDO DE CASO COM DOIS PROFESSORES DA ESCOLA BRASILEIRA DE CHORO RAPHAEL RABELLO DE BRASÍLIA
Augusto Charan Alves Barbosa gonçalves
PDF
ORQUESTRA DE FLAUTAS VILLA-LOBOS: O IMPACTO DA COMPETÊNCIA MUSICAL NO DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL DE UM CONTEXTO POPULAR
Carlos Augusto Pinheiro Souto
PDF
CONCEPÇÕES DAS CRIANÇAS SOBRE MÚSICA: UM ESTUDO NO PRIMEIRO ANO DAS SÉRIES INICIAIS
Caroline Cao Ponso
PDF
O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO DO TEMPO EM MÚSICA
Caroline Caregnato
PDF
O ENSINO DE MÚSICA COMO RESGATE DE IDENTIDADE SOCIAL
Claudia Helene Azevedo Alvarenga
PDF
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MÚSICA: O QUE BUSCAM OS CANDIDATOS AOS CURSOS TÉCNICOS DE INSTRUMENTO EM NÍVEL MÉDIO?
Cristina Porto Costa
PDF
NEUROCIÊNCIAS, MÚSICA E EDUCAÇÃO: INVESTIGAÇÕES PERTINENTES
Diogo Navia
PDF
EDUCAÇÃO MUSICAL E FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL PROFISSIONAL DE EDUCADORES MUSICAIS EM PROJETOS SOCIAIS DE SALVADOR
Elisama Gonçalves
PDF
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICO-MUSICAIS PARA A EDUCAÇÃO
Fátima Weber Rosas
PDF
APOIANDO A COMPETÊNCIA EM AULAS DE VIOLÃO A DISTÂNCIA
Giann Mendes Ribeiro
PDF
CURRÍCULO, EDUCAÇÃO E MÚSICA: UMA PERSPECTIVA TEÓRICA
Gilberto Vieira Garcia
PDF
UM CONCERTO DIDÁTICO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM MÚSICA E EDUCAÇÃO
Gina Denise Barreto Soares
PDF
A FORMAÇÃO DO PIANISTA DE CONJUNTO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Guilherme Farias de Castro Montenegro
PDF
A PESQUISA SOBRE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS
Henry Raphaely de Souza
PDF
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MÚSICA PARA UTILIZAÇÃO DAS TICS NA EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA
Hermes Siqueira Bandeira Costa
PDF
MÚSICA E IDENTIDADE: O CASO DO VIOLISTA
Isadora Scheer Casari
PDF
“ATÉ HOJE AQUILO QUE EU APRENDI EU NÃO ESQUECI”: EXPERIÊNCIAS MUSICAIS RECONSTRUÍDAS NAS/PELAS LEMBRANÇAS DE IDOSAS
Jaqueline Soares Marques
PDF
ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL COM IDOSOS: SITUAÇÃO DO CAMPO NO BANCO DE TESES DA CAPES
José Davison da Silva Júnior
PDF
REPRESENTAÇÕES FIGURATIVAS E OPERATIVAS EM MÚSICA
Lilia do Amaral Manfrinato Justi
PDF
ENTREVISTAS E DOCUMENTOS COMO FONTES PRINCIPAIS DE DADOS EM UMA PESQUISA
Lúcia Helena Pereira Teixeira
PDF
ESTUDANDO PRÁTICAS MUSICAIS NO RECREIO ESCOLAR
Maíra Andriani Scarpellini
PDF
COMO O ESTÍMULO MUSICAL É PERCEBIDO E ESTRUTURADO PELO ORGANISMO HUMANO DO PRÉ-NATAL AO SEGUNDO ANO DE VIDA PÓS-NATAL – RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO
Maíra dos Santos Jaber
PDF
O CURSO DE ARTES/MÚSICA DA UNIMONTES E SUAS INTER-RELAÇÕES COM A LEGISLAÇÃO VIGENTE
Mário André Wanderley Oliveira
PDF
A AÇÃO PEDAGÓGICO-MUSICAL DE UMA PROFESSORA DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE SUA GESTÃO DA MATÉRIA
Mônica Luchese Marques
PDF
OUVIR E FAZER MÚSICA COM COMPREENSÃO: DIAGNÓSTICO PARA O USO DE SOFTWARES MUSICAIS PARA O ENSINO DE PERCEPÇÃO MUSICAL
Pamella Castro Rodrigues
PDF
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM MÚSICA E PERFIL DO EGRESSO: UMA VISÃO ATUAL
Raquel Carmona
PDF
MÚSICA DO COTIDIANO NO ENSINO DE MÚSICA: INCLUSÃO OU ALIENAÇÃO?
Rebeca Vieira de Queiroz Almeida
PDF
ESTRATÉGIAS DE ESTUDO DA LEITURA À PRIMEIRA VISTA NO VIOLÃO
Ricardo Alexandre de Melo Arôxa
PDF
MÚSICA NA ESCOLA: UM DIÁLOGO ENTRE CULTURAS
Rita de Cássia Cândido
PDF
ENSINO/APRENDIZAGEM MUSICAL NO ENSAIO: UM ESTUDO DE CASO NA ORQUESTRA CAMARGO GUARNIERI
Ruth de Sousa Ferreira Silva
PDF
A DISCIPLINARIZAÇÃO DO ENSINO DE MÚSICA
Silvia Garcia Sobreira
PDF
APRENDER A ENSINAR MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO A PARTIR DE NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MÚSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Tamar Genz Gaulke
PDF
PRÁTICAS MUSICAIS NO DIA-A-DIA DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE O IFMA – CAMPUS MONTE CASTELO
Tânia Maria Silva Rêgo
PDF
O ENSINO COLETIVO: UMA ALTERNATIVA DE ENSINO APLICADA AOS INSTRUMENTOS DE CORDAS FRICCIONADAS
Társilla Castro Rodrigues
PDF
FORMAÇÃO MUSICAL NO AGRUPAMENTO DE CAPOEIRISTAS DO CENTRO CULTURAL GINGA NAÇÃO
Tiago Lima de Gusmão
PDF
ANÁLISE DOS DESVIOS DE LEITURA: RESSIGNIFICANDO ERROS DE LEITURA À PRIMEIRA VISTA
Valéria Cristina Marques
PDF
PRÁTICAS DOCENTES: CONTEÚDOS DO ENSINO DE MÚSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO
Vanessa Weber de Castro
PDF
PRÁTICAS DE PROFESSORES DE VIOLÃO EM ESCOLAS PARQUE DE BRASÍLIA
Verônica Gurgel Bezerra
PDF
ENSINO DE MÚSICA E EVASÃO ESCOLAR EM CONSERVATÓRIOS DE MINAS GERAIS: DOIS ESTUDOS DE CASO
Vicente Estevam
PDF
Artigos - Etnomusicologia/Música Popular
O FESTIVAL CURURU SIRIRI E SEUS IMPACTOS: ESPETACULARIZAÇÃO E INOVAÇÃO DE DUAS TRADIÇÕES MATO-GROSSENSES
Aaron Roberto de Melo Lopes
PDF
FORRÓ X FORRÓ: DISCURSOS, POLARIZAÇÕES E DIVERSIDADE NUM CAMPO MUSICAL
Climério de Oliveira Santos
PDF
GRUPOS FOLCLÓRICOS NO FESTIVAL DO FOLCLORE DE OLÍMPIA: RECRIAÇÕES DE PRÁTICAS TRADICIONAIS NO AMBIENTE CONTEMPORÂNEO
Estêvão Amaro dos Reis
PDF
PERFORMANCE MUSICAL E SUAS RELAÇÕES SOCIOCULTURAIS
Fábio Henrique Ribeiro
PDF
OS VIOLÕES DE JACOB DO BANDOLIM: A CONSOLIDAÇÃO DE UM ESTILO DE ACOMPANHAMENTO
Felipe Ferreira de Paula Pessoa
PDF
O PANORAMA ATUAL DA MARUJADA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO/MG: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE AGENTES EXTERNOS SOBRE A MANIFESTAÇÃO CULTURAL TRADICIONAL DENOMINADA MARUJADA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO/MG
Filipe Generoso Brandão Murta Gaeta
PDF
“NÃO ESTOU LÁ”: JACOB DO BANDOLIM E O PROBLEMA DA TRADIÇÃO EM “CHEGA DE SAUDADE”
Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende
PDF
ONDE COMEÇA A MÚSICA BRASILEIRA? OLHARES DA HISTORIOGRAFIA MUSICAL E DA ETNOMUSICOLOGIA
Guilhermina Maria Lopes de Carvalho
PDF
ARTE ENGAJADA E MÚSICA POPULAR INSTRUMENTAL NOS ANOS 60: O CASO DO QUARTETO NOVO
Ismael de Oliveira Gerolamo
PDF
O CHORO, O SAMBA DE RODA E A MATRIZ AFRICANA
João Carlos de Souza Peçanha
PDF
ESPAÇO, MÚSICA E GÊNERO: O LUGAR DAS OFICINAS DE PERCUSSÃO NAS FESTAS CARNAVALESCAS
Jonathan Alexander Araújo Gregory
PDF
VALORAÇÃO NO PAGODE: REFLEXÕES SOBRE UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA COM UM GRUPO DE JOVENS DA PERIFERIA DE LONDRINA
Júlio Cesar Silva Erthal
PDF
LECHA DODI: UMA CANÇÃO ESPECIAL NO SHABAT EM RECIFE
Keila Souza Fernandes da Cunha
PDF
“EU VENHO DA FLORESTA COM MEU CANTAR DE AMOR”: O PENSAMENTO RELIGIOSO MODELANDO ASPECTOS DA CRIAÇÃO E PRÁTICA MUSICAL NO SANTO DAIME
Kélem Carla Alves Ferro
PDF
PROJETOS SOCIAIS, ‘TRANSFORMAÇÃO SOCIAL’ E ‘PESSOAL’: AS PRÁTICAS MUSICAIS E SUAS RELAÇÕES COM A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE E CONTEXTOS DE VIDA
Laize Soares Guazina
PDF
TOM ZÉ: ESTUDANDO O SAMBA E A PERFORMANCE DO TROPICALISTA
Leonardo Corrêa Bonfim
PDF
A CASA A ELECTRICA E AS PRIMEIRAS GRAVAÇÕES FONOGRÁFICAS NO SUL DO BRASIL: UM ESTUDO ETNOMUSICOLÓGICO SOBRE A ESCUTA E O FAZER MUSICAL NA MODERNIDADE
Luana Zambiazzi dos Santos
PDF
OS TOQUES DE CAPOEIRA EM BERIMBAU
Marcelo Pamplona Baccino
PDF
EGBERTO GISMONTI E SUA INSERÇÃO NO CAMPO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA EM FINS DA DÉCADA DE 1960
Maria Beatriz Cyrino Moreira
PDF
PACÍFICO SUL COLOMBIANO: RELAÇÃO ENTRE AS MÚSICAS TRADICIONAIS COM A GEOGRAFIA, HISTÓRIA E SOCIEDADE
Maria Ximena Alvarado Burbano
PDF
BEDEU E LUIS VAGNER GUITARREIRO: CANÇÕES POR UMA IDENTIDADE DOS NEGROS DO SUL DO BRASIL
Mateus Berger Kuschik
PDF
A PAISAGEM SONORA NA BRINCADEIRA DO CAVALO-MARINHO
Paulo Henrique Lopes de Alcântara
PDF
O CARTEIRO E A CULTURA POPULAR NA BÉLLE ÉPOQUE: ALEXANDRE GONÇALVES PINTO E O CHORO
Pedro de Moura Aragão
PDF
AS VOZES DAS AMÉRICAS – A MEDIAÇÃO MUSICAL ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS PROGRAMAS DE RÁDIO DE RADAMÉS GNATTALI E ALAN LOMAX
Rafael Henrique Soares Velloso
PDF
SONORIDADES E RUÍDOS NO AMBIENTE RITUAL DA FOLIA DE REIS DA SERRA
Rosenilha Fajardo Rocha
PDF
EDUCAÇÃO, MÚSICA E EDUCAÇÃO MUSICAL ENTRE OS GUARANI NO ESPÍRITO SANTO – ES.
Rosilany dos Reis Abrante Nunes
PDF
A EXPERIÊNCIA MUSICAL DOS ARAUTOS DO GUETO EM BELO HORIZONTE: IDEOLOGIA E SIGNIFICADO MUSICAL
Rubens de Oliveira Aredes
PDF
A DIFERENÇA COMO ELEMENTO CONSTITUINTE NA DINÂMICA SOCIAL DA CENA DO ROCK/METAL EM MONTES CLAROS - MG
Tiago de Quadros Maia Carvalho
PDF
TAMBORES DA FLORESTA: O ESTUDO DA PERFORMANCE DO TAMBOR CARIMBÓ NO CARIMBÓ DE SALINÓPOLIS, NO ESTADO DO PARÁ
Vanildo Palheta Monteiro
PDF
Artigos - Linguagem e Estruturação/Teoria da Música/Sonologia
A MPB ELETRÔNICA DO PROJETO PRISMA: HIBRIDISMO OU TRADIÇÃO?
Alexei Michailowsky
PDF
PROCEDIMENTOS ALEATÓRIOS NAS OBRAS AGRUPAMENTO EM 10 (1966), DIAGRAMAS CÍCLICOS (1966) E INTERMITÊNCIAS I (1967) DE CLÁUDIO SANTORO
Alice Martins Belém Vieira
PDF
O USO DA INTERTEXTUALIDADE NA BACHIANAS BRASILEIRAS Nº4 DE HEITOR VILLA-LOBOS
Ana Carolina Manfrinato
PDF
A ARTE DA TÉCNICA SOB UM PONTO DE VISTA FILOSÓFICO E UM PONTO DE VISTA PRÁTICO
Carla Gorni
PDF
A METAFÍSICA MUSICAL DE ALAIN DANIÉLOU
Celso Luiz de Araújo Cintra
PDF
O IDIOMATISMO DA ESCRITA PARA CLARINETA NA OBRA A VIDA PELA FLOR DE JOAQUIM NAEGELE
Daniel Souza de Araujo
PDF
A PERMANÊNCIA DE MÚSICAS COM ELETRÔNICA EM TEMPO REAL
Daniela dos Santos Leite
PDF
VILLA-LOBOS E A MÚSICA POPULAR URBANA CARIOCA: ARGUMENTO NACIONALISTA NO CHOROS Nº 4
Joel Miranda Bravo de Albuquerque
PDF
TEXTURA MUSICAL: ESBOÇO PARA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Jorge Luiz de Lima Santos
PDF
ANÁLISE RÍTMICA E MÉTRICA DE MÚSICAS CLÁSSICAS INDIANAS: ALGUMAS QUESTÕES
Leandro Gumboski
PDF
SIMETRIA NAS COMPOSIÇÕES DE MOACIR SANTOS
Lucas Zangirolami Bonetti
PDF
ROGERIO ROSSINI E O CINEMA BRASILEIRO: A TRILHA SONORA DO FILME CABRA MARCADO PARA MORRER
Miguel de Laquila Oliveira
PDF
SIMETRIA NA FORMA E NO MATERIAL HARMÔNICO DA CIRANDA N. 4 DE VILLA-LOBOS
Ronaldo Alves Penteado
PDF
O GESTO VOCAL SEGUNDO A PSICOLINGUÍSTICA E SUA INFLUÊNCIA NA OBRA VOCAL DE LUCIANO BERIO
Willa Soanne Martins
PDF
Artigos - Musicologia
O HIBRIDISMO NO REPERTÓRIO LITÚRGICO NO BRASIL PÓS-CONCÍLIO VATICANO II
Adenor Leonardo Terra
PDF
O SOLO AO PREGADOR EM SÃO JOÃO DEL-REI
Adison Candido dos Santos
PDF
VILLANI-CÔRTES POR VILLANI-CÔRTES
Alfeu Rodrigues de Araujo Filho
PDF
A INSERÇÃO DO ENSINO DE PIANO EM GRUPO NO BRASIL: EPISÓDIOS MARCANTES
Ana Paula Reinoso
PDF
A MÚSICA DO RECIFE COLONIAL: 7 MOTTETOS DE LUIZ ÁLVARES PINTO NO ACERVO DE DINIZ NO INSTITUTO BRENNAND
Árcripo Francisco Gomes Neves
PDF
MODELAGEM DO PRIMEIRO MOVIMENTO DOS TRÊS ESTUDOS PARA FLAUTA E PIANO DE JOSÉ SIQUEIRA
Aynara Dilma Vieira da Silva
PDF
POSITIVISMO E MISSÃO CIVILIZADORA NA GAZETA MUSICAL (RIO DE JANEIRO, 1891–1893)
Clarissa Bomfim Andrade
PDF
DISTINÇÕES ENTRE A ORQUESTRA DE SOPROS E A BANDA SINFÔNICA
Elizeu Santos do Nascimento
PDF
O DRAMA MUSICAL NO PORTUGAL SETECENTISTA E A INFLUÊNCIA DO "GOSTO PORTUGUÊS" ATRAVÉS DA OBRA DEMETRIO, DE DAVID PEREZ
Fábio Amorim de Melo
PDF
JAYME OVALLE: UM COMPOSITOR NACIONALISTA?
Felipe Novaes Cantão
PDF
SOBRE PARTITURAS, PRÁTICAS MUSICAIS E PESSOAS: O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DA MUSICOLOGIA
Fernando Lacerda Simões duarte
PDF
PRINCÍPIOS DA REGRA DE OITAVA NO ARMONICO PRATICO AL CIMBALO (1708), DE FRANCESCO GASPARINI
Gustavo Angelo Dias
PDF
A RECEPÇÃO EM TORNO DE DARMSTADT: MÚSICA E COMUNICAÇÃO NOS ANOS 50
João Gabriel Rizek
PDF
RELAÇÕES ENTRE A PRODUÇÃO COMPOSICIONAL DE PAULINO CHAVES E O CENÁRIO MUSICAL DE BELÉM
José Renato Medeiros Furtado
PDF
MÚSICA PARA AS QUERÊNCIAS GAÚCHAS: AS COMPOSIÇÕES DE ROBERTO EGGERS PARA PROGRAMAS RADIOFÔNICOS NOS ANOS 1950
Kenia Simone Werner
PDF
O UNIVERSO SONORO DAS COMÉDIAS DE LUIZ CARLOS MARTINS PENNA (1833 – 1847)
Luiz Costa-Lima Neto
PDF
A SONATA PARA VIOLÃO EM VIENA NA ÉPOCA DE BEETHOVEN A OBRA DE SIMON MOLITOR
Marcos Pablo Dalmacio
PDF
O ESTILO FRANCÊS NA MÚSICA PARA CRAVO DOS SÉCULOS XVII E XVIII A PARTIR DAS PIÈCES DE CLAVECIN EN CONCERT DE JEAN-PHILIPPE RAMEAU
María Eugenia Linardi
PDF
MÚSICA DE CÂMARA DO NORTE DO BRASIL: ATIVIDADES DE DOIS GRUPOS ESTÁVEIS NO FIM DO SÉCULO XIX
Mário Alexandr Dantas Barbosa
PDF
O COMÉRCIO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS NO RIO DE JANEIRO NO INÍCIO DO SÉCULO XIX: UM OLHAR ATRAVÉS DOS ANÚNCIOS DE JORNAIS
Mayra Pereira
PDF
ANTÍFONA SALVE REGINA DE J.J.E. LOBO DE MESQUITA
Modesto Flávio Chagas Fonseca
PDF
PERCUSSÃO: ARTE E VERDADE
Paraguassú Abrahão
PDF
TÉCNICAS ESTENDIDAS: REFLEXÕES E APLICAÇÕES AO VIOLÃO
Paulo César Veríssimo Romão
PDF
A ORQUESTRA SINFÔNICA NACIONAL POR SUAS CORDAS: COMPOSIÇÃO E PROCESSO DE SELEÇÃO
Raul Martinho Sá d'Oliveira
PDF
A TEORIA DE HUGO RIEMANN: ALÉM DA HARMONIA SIMPLIFICADA OU FUNÇÕES TONAIS DOS ACORDES
Rita de Cássia Taddei
PDF
A IDEIA DE CARACTÈRE NA MÚSICA FRANCESA DO SÉCULO XVIII
Rodrigo Lopes
PDF
AUS DEN SIEBEN TAGEN DE STOCKHAUSEN – UM PROBLEMA ONTOLÓGICO
Victor Lacerda
PDF
Artigos - Sonologia
TÉCNICOS DE SOM DE EMISSORAS DE RÁDIO: MÚSICOS INTÉRPRETES?
Alexandre Bezerra Viana
PDF
A MODELAGEM EMPÍRICA DO TRATO VOCAL NA COMPREENSÃO DAS ALTERAÇÕES DE TIMBRE DA FLAUTA
Fabiana Moura Coelho
PDF
O ESPAÇO COMO DIMENSÃO ESTÉTICA E AFETIVA NA COMPOSIÇÃO DO VÍDEO-MÚSICA: AS CONTRIBUIÇÕES DO CINEMA E DA MÚSICA ELETROACÚSTICA
Marcelo Carneiro de Lima
PDF
MÚSICA EXPANDIDA, PAISAGENS SONORAS E RADIOLAS: UMA ANÁLISE DA INSTALAÇÃO SONORA OCTETO DE RADIOLAS DO DUO O GRIVO
Marina Mapurunga de Miranda Ferreira
PDF
Artigos - Teoria e Prática da Execução Musical
ASPECTOS RÍTMICOS E MELÓDICOS DA PEÇA “A INÚBIA DO CABOCOLINHO” DE CÉSAR GUERRA-PEIXE
Alexandre Johnson dos Anjos
PDF
O USO DO “FORMATO CHORUS” PARA FINS DE IMPROVISAÇÃO NA PRÁTICA ATUAL DO CHORO
Almir Côrtes
PDF
REPRESENTAÇÕES MENTAIS E PERFORMANCE MUSICAL NA CLARINETA
Anderson César Alves
PDF
A ESCRITA PIANÍSTICA DE GILBERTO MENDES A PARTIR DE 1980
Beatriz Alessio
PDF
PRELÚDIO OP. 28 Nº 5 DE CHOPIN: UMA ANÁLISE DAS INDICAÇÕES DE PEDAL DO COMPOSITOR
Cristiano de Abreu Buarque Vogas
PDF
ESTUDO N. 2 DE JOSÉ VIEIRA BRANDÃO: ASPECTOS INTERTEXTUAIS NA HOMENAGEM MUSICAL A ERNESTO NAZARETH
Daniel Felipe Leite Sanches
PDF
ALBERTO NEPOMUCENO E A LÍNGUA PORTUGUESA NO CANTO ERUDITO
Elizete Felix de Lira
PDF
“AS BONECAS” DE LINA PIRES DE CAMPOS E LORENZO FERNANDEZ: ANÁLISE DOS ASPECTOS DIDÁTICO - INTERPRETATIVOS PARA O ENSINO DO PIANO
Ellen Boger Stencel
PDF
LUCIANO BERIO – CRIAÇÃO MUSICAL COMO SISTEMA GERADOR DE POSSIBILIDADES
Eugênio Menegaz
PDF
PAISAGEM SONORA: UM ESTUDO DA VOZ HUMANA COMO SÍMBOLO SONORO
Fábio Miguel
PDF
HEITOR VILLA-LOBOS E O VIOLONCELO
Hugo Vargas Pilger
PDF
A PRONÚNCIA DE LÍNGUAS NO CANTO: FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Jeanne Rocha
PDF
TEMPO MUSICAL E PERFORMANCE – UM DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA INTERPRETAÇÃO
João Miguel Bellard Freire
PDF
OS TRINTA PRELÚDIOS E A IMPROVISAÇÃO NO “ELEMENTOS DE MÚSICA E MÉTODO DE FORTE-PIANO OP. 19” DE JOÃO DOMINGOS BOMTEMPO
Jorge Vergara
PDF
REFLEXÕES SOBRE INTERPRETAÇÃO HISTORICAMENTE INFORMADA PROVOCADAS POR LE DEVIN DU VILLAGE DE JEAN–JACQUES ROUSSEAU
José Antônio Branco Bernardes
PDF
ASPECTOS DO MODALISMO EXPRESSO NA SONATA Nº 2 PARA PIANO (1956) DE EDINO KRIEGER
José Wellington dos Santos
PDF
OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DE QUATRO PEÇAS DA OBRA “MUSISSINPHOS” DE MARIO FICARELLI PARA ORQUESTRA INICIANTE
Katarine de Sousa Araújo
PDF
DANTE SANTORO (1904–1969): TRAJETÓRIA NO CHORO E SUA HARMONIA SELVAGEM (RCA–VICTOR, 1938)
Lorena Franco de Araujo
PDF
PREPARAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PERFORMANCE DO VIOLONISTA: APONTAMENTOS SOBRE O ESTUDO DA OBRA HOMENAGEM A VILLA-LOBOS OP. 46 DE MARLOS NOBRE
Leonardo Casarin Kaminski
PDF
A INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA BRASILEIRA PARA TROMPETE SEM ACOMPANHAMENTO – SUÍTE TUCUPI
Maico Viegas Lopes
PDF
A OBRA PARA BANDA DE MÚSICA DE HEITOR VILLA-LOBOS: UMA ABORDAGEM PERIFÉRICA OU UM RESGATE DE IDENTIDADE?
Marcelo Jardim de Campos
PDF
O MAPEAMENTO DE CRUZAMENTO DE DOMÍNIOS E A FUSÃO CONCEITUAL (ZBIKOWSKI, 2002) COMO PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA OBRAS INSPIRADAS EM UM MESMO TEMA – XÔ, XÔ, PASSARINHO CIRANDAS (Nº7) DE HEITOR VILLA-LOBOS (1926) E XÔ! PASSARINHO... DE OCTAVIO MAUL (1941)
Márcia Hallak Martins da Costa Ventromilla
PDF
AS MÚSICAS PARA CANTO E PIANO 1 E 2 DE ESTÉRCIO MARQUEZ CUNHA
Marina Machado Gonçalves
PDF
INTERPRETAÇÃO DA CANÇÃO ERUDITA DOS ESTADOS UNIDOS: AS OLD AMERICAN SONGS DE AARON COPLAND COMO MODELO
Carol McDavit
PDF
QUATRO ESTUDOS PARA PIANO SOLO DE VIEIRA BRANDÃO: UMA ABORDAGEM TÉCNICO-INTERPRETATIVA
Mauren Liebich Frey Rodrigues
PDF
“FOI NUMA NOITE CALMOSA”: POR UMA INTERPRETAÇÃO DAS OITO CANÇÕES POPULARES BRASILEIRAS DE JOSÉ SIQUEIRA SOB UMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA
Pedro Razzante Vaccari
PDF
A RESPEITO DO GOSTO NAS ARTES NA FRANÇA DO SÉCULO XVIII
Renata Pereira
PDF
VALORES NO USO DE INSTRUMENTOS ANTIGOS E MODERNOS PARA A MÚSICA BARROCA
Renato de Carvalho Cardoso
PDF
A METÁFORA DO AMANHECER EM AURORA, PARA PIANO E ORQUESTRA DE ALMEIDA PRADO
Ronal Xavier Silveira
PDF
MAPEAMENTO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM REGÊNCIA NO BRASIL: O CASO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM REGÊNCIA DA UFBA
Rosa Eugênia Vilas Boas Moreira de Santana
PDF
DE FINE TEMPORUM COMOEDIA: O FIM DO MUNDO NA VISÃO DE ORFF
Sérgio Deslandes
PDF
POSIÇÃO DA LARINGE DE CANTORAS DURANTE O REPOUSO E O CANTO
Snizhana Drahan
PDF
A MÚSICA CORAL SACRA RELIGIOSA BRASILEIRA DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX: OS COMPOSITORES BRASILEIROS HENRIQUE OSWALD E ALBERTO NEPOMUCENO
Valéria Matos
PDF
(INTER) INFLUÊNCIAS EM TORNO DE LORENZO FERNANDEZ
Veruschka Bluhm Mainhard
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Titulo do Bloco
Ritmos do maracatu na Música Brasileira Contemporânea: estudo de caso do “Maracatu” para piano, de Egberto Gismonti
386
Notas sobre a Educação formal, não-formal e informal
368
Uma análise estrutural de Garota de Ipanema – de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes
270
As curvas do rio e a identidade sertaneja na canção de Elomar
194
[Não apresentado] A construção do gosto musical: de Bourdieu à categorização do ouvinte e de seu cardápio sonoplástico
178