Três episódios em campo: apontamentos etnográficos e reflexões iniciais acerca de eventos de “Choro Tradicional” e de “Choro Contemporâneo” em Belo Horizonte

Autores

  • Paulo Vinícius Amado Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O Choro desperta atualmente em Belo Horizonte o interesse de muitos intérpretes e compositores, e do público. Conforme se apura do discurso de músicos do lugar, coexistem na cidade um “Choro Tradicional” e um “Choro Contemporâneo”. O trabalho aborda a realidade dos dois tipos de Choro na capital mineira numa perspectiva etnomusicológica. O texto narra situações tomadas num trabalho de campo multissituado próximo a rodas de Choro e a outros formatos de apresentação dessa música. A comunicação é parte no processo de uma pesquisa de doutorado e apresenta algumas reflexões vindas das primeiras impressões etnográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Vinícius Amado, Universidade Federal de Minas Gerais

PPGM

Doutorado

Downloads

Publicado

2018-06-01

Edição

Seção

Artigos - Etnomusicologia