Teoria semiótica peirceana aplicada à música: estado da arte

Autores

  • Wesley Higino UNIRIO

Resumo

Este texto apresentará o projeto de pesquisa que estamos desenvolvendo no Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) sob orientação do Prof. Dr. Marcus S. Wolff, os procedimentos de revisão bibliográfica utilizados para tratar da fundamentação teórica a ser utilizada na análise musical da pesquisa em curso, os resultados obtidos e uma breve análise dos mesmos. Utilizamos como principal instrumento de busca a pesquisa online. Buscamos por textos em bibliotecas dos principais Programas de Pós-graduação em Música no Brasil, Revistas e Periódicos especializados em música e motores de busca online como Google e Google Acadêmico. No total foram incluídos trinta e dois trabalhos que atendiam aos critérios desta revisão. Observamos que os trabalhos que utilizavam a semiótica peirceana como fundamentação teórica para análise, em sua quase maioria investigavam objetos intersemióticos e que a minoria deles são dissertações ou teses, o que evidencia a baixa investigação do assunto em Programas de Pós-graduação em Música brasileiros. Após análise dos resultados obtidos, observamos que a proposta de analisar as peças para violino e piano de Santino Parpinelli, pode explorar um terreno pouco estudado nas análises semióticas em música, o campo da Semiótica musical intrínseca, já que as obras que são objeto de nossa pesquisa são exclusivamente instrumentais, portanto não utilizam outros sistemas semióticos além do musical.

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Biografia do Autor

Wesley Higino, UNIRIO

PPGM

Mestrado

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Publicado

2018-06-04

Edição

Seção

Pôsteres