ENSINO E PESQUISA NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES DE COMPREENDER AS INFÂNCIAS NO DIÁLOGO POLO PRESENCIAL E ESCOLA BÁSICA

Auteurs

  • Marcio da Costa Berbat
  • Deilza Muniz da Silva
  • Marcia Telles Barbis
  • Joelma Conceição da S H Souza

DOI :

https://doi.org/10.9789/2179-1430.2014.v2i1.33-43

Résumé

Neste trabalho será abordado o resultado parcial da pesquisa de um grupo de estudo formado por professores (as) e alunos (as) que buscam compreender as crianças pequenas em suas vivências, suas culturas, seus processos de socialização, suas subjetividades, como produzem saberes e conhecimentos, e a qualidade de suas experiências cotidianas.
Nossos estudos têm como referência principal as obras de Vigotski, no contexto investigativo e desafiador do cotidiano das crianças (creche e pré-escola), passando pelo conhecimento científico na dimensão sócio histórica, e promovendo o aprendizado, que é a base para o desenvolvimento da criança.
Os resultados demonstram a possibilidade de se fazer pesquisa na graduação a distância, integrando o curso de pedagogia ao cotidiano da educação básica, crucial para a construção de conhecimento sobre infância e práticas pedagógicas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2014-10-29

Comment citer

Berbat, M. da C., Silva, D. M. da, Barbis, M. T., & Souza, J. C. da S. H. (2014). ENSINO E PESQUISA NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES DE COMPREENDER AS INFÂNCIAS NO DIÁLOGO POLO PRESENCIAL E ESCOLA BÁSICA. Alcancead, 2(1), 33–43. https://doi.org/10.9789/2179-1430.2014.v2i1.33-43