A VOZ DOS EXCLUÍDOS: RELATOS DE HISTÓRIAS NÃO CONTADAS

Contenido principal del artículo

Monica Thais Souza Ribeiro

Resumen

O presente artigo apresenta a narrativa de violência e a opressão política sofrida pelos atingidos pela barragem de Três Marias. Restaram marcas internas, das quais sucumbiram identidades, histórias de vida, instauradas na forma do medo e insegurança. Ficaram indeléveis as marcas da incerteza sobre a legitimidade de potencial social enquanto força coletiva formada pelos grupos que buscam direitos. A possibilidade de lutar e a crença na força existente nesse movimento é violada em processos de autocracia. A autoestima e a confiança de um povo não é elaborada por si mesma, mas por todo trajeto histórico perpassado e o reconhecimento de seus direitos. O percurso metodológico foi realizado através de entrevistas semiestruturadas, aprovadas pelo Comitê de Ética – CEP, e como resultado, foram diagnosticados símbolos e registros de marginalização, alienação e invisibilidade, perpetuados na sucessão dos anos.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Ribeiro, M. T. S. (2020). A VOZ DOS EXCLUÍDOS: RELATOS DE HISTÓRIAS NÃO CONTADAS. Notes on Law and Public Policy, 1(2). Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/cdpp/article/view/9602
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Monica Thais Souza Ribeiro, UniCEUB

Mestra em Direito e Políticas Públicas; Advogada; Pesquisadora em Direito Ambiental, Direitos Humanos e Desenvolvimento.

Citas

BENJAMIN, Walter. O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1944, p.197-221.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm> Acesso em 16 de abril de 2018.

____. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico do Município de Morada Nova de Minas. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/morada-nova-de-minas acessado em 23 de abril de 2018.

DAYRELL, Ilda de Oliveira. Morada Nova de Minas e a Opinião Pública. Belo Horizonte. 1968.

MAB: Movimento dos Atingidos por Barragens. Disponível em <http://www.mabnacional.org.br/content/1-final-da-decada-70-os-primeiros-passos> acessado em 08 de janeiro de 2019.

RIBEIRO, Mônica Thaís de Souza. Documentário LÁ NA MORADA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nSTN6Ci645I acesso em: agosto 2019.

SEN, Amartya Kumar. Desenvolvimento como liberdade: tradução Laura Teixeira Motta: Revisão técnica Ricardo Doniselli Mendes - São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SILVA, Frederico Augusto Barbosa da. FREIRE DE SOUZA, Érica B. C. Cartografias das subjetividades Brasileiras. IPEA. 2019.