AS VERDADEIRAS CONSTRUCTORAS DO BRASIL DE AMANHÃ: O PAPEL DAS MULHERES INTEGRALISTAS A PARTIR DA REVISTA ANAUÊ! (1935-1937)
THE ROLE OF INTEGRALIST WOMEN FROM ANAUÊ MAGAZINE! (1935-1937)
Palavras-chave:
Integralismo, totalitarismo, blusas-verdes, periódicos, eugeniaResumo
O presente artigo teve por objetivo analisar qual era verdadeiro papel da militante integralista (blusa-verde) para as fileiras do movimento. Para efetivar tal discussão, utilizamos como fonte um dos principais periódicos da Ação Integralista Brasileira (AIB), a Revista Anauê! que circulou entre 1935 e 1937. Na revista é possível encontrar referências as blusas-verdes e ao seu papel na construção de um Brasil forte. Para a AIB, elas seriam as principais responsáveis pelo Brasil de amanhã, mas isso só seria possível se elas fossem boas esposas e mães, para tornar isso realidade o integralismo adotou medidas (morais, físicas, eugênicas dentre outras) que visavam formatar o comportamento feminino, afim de torná-las perfeitas esposas e mães de família ou em outras palavras, as verdadeiras constructoras do brasil de amanhã.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rodrigo Carvalho do Nascimento; Wilgner Brenner Lira Sousa; Edilson Barros Paz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.