AS VERDADEIRAS CONSTRUCTORAS DO BRASIL DE AMANHÃ: O PAPEL DAS MULHERES INTEGRALISTAS A PARTIR DA REVISTA ANAUÊ! (1935-1937)

THE ROLE OF INTEGRALIST WOMEN FROM ANAUÊ MAGAZINE! (1935-1937)

Autores

  • Rodrigo Carvalho do Nascimento Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Wilgner Brenner Lira Sousa Universidade Estadual do Piaui UESPI
  • Edilson Barros Paz Universidade Estadual do Piaui - UESPI

Palavras-chave:

Integralismo, totalitarismo, blusas-verdes, periódicos, eugenia

Resumo

O presente artigo teve por objetivo analisar qual era verdadeiro papel da militante integralista (blusa-verde) para as fileiras do movimento. Para efetivar tal discussão, utilizamos como fonte um dos principais periódicos da Ação Integralista Brasileira (AIB), a Revista Anauê! que circulou entre 1935 e 1937. Na revista é possível encontrar referências as blusas-verdes e ao seu papel na construção de um Brasil forte. Para a AIB, elas seriam as principais responsáveis pelo Brasil de amanhã, mas isso só seria possível se elas fossem boas esposas e mães, para tornar isso realidade o integralismo adotou medidas (morais, físicas, eugênicas dentre outras) que visavam formatar o comportamento feminino, afim de torná-las perfeitas esposas e mães de família ou em outras palavras, as verdadeiras constructoras do brasil de amanhã.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Carvalho do Nascimento, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Graduado em História pela Universidade Estadual do Piauí (2022). Membro do Laboratório de Estudos em História da Saúde e das Doenças (LHSD)

Downloads

Publicado

2025-05-28

Como Citar

Carvalho do Nascimento, R., Brenner Lira Sousa, W., & Barros Paz, E. (2025). AS VERDADEIRAS CONSTRUCTORAS DO BRASIL DE AMANHÃ: O PAPEL DAS MULHERES INTEGRALISTAS A PARTIR DA REVISTA ANAUÊ! (1935-1937): THE ROLE OF INTEGRALIST WOMEN FROM ANAUÊ MAGAZINE! (1935-1937). Humanidades Em Revista, 7(1), 158–166. Recuperado de https://seer.unirio.br/hr/article/view/13153