DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE PARA AS PESSOAS COM DEFICIEENCIA NOS MUSEUS DO DESTINO TURÍSTICO OURO PRETO-MG

Autor/innen

  • Gilson Antonio Nunes Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Gedida Ferreira de Paiva Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Schlagworte:

Acessibilidade; Museus; Museologia; Turismo; Ouro Preto.

Abstract

Duas legislações combinadas a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência alterando a Lei nº 11.904, de 14 de janeiro, o Estatuto dos Museus, garantem a essa parcela da população o direito à cultura e ao turismo, delegando aos museus o dever de implementar o Programa de Acessibilidade a Todas as Pessoas como parte integrante do Plano Museológico. A cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, um destacado destino turístico e principalmente sua rede de instituições museológicas foram analisados mediante a aplicação de uma Ficha Diagnóstica para Avaliação da Acessibilidade em Museus. Os resultados revelam algumas iniciativas pontuais para a acessibilidade às pessoas com deficiência, mas muito limitadas e sem efetividade principalmente com relação às exposições. Essa pesquisa é um desdobramento da disciplina eletiva MUL406 Acessibilidade em Museus oferecida desde 2011, no curso de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Gilson Antonio Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Professor Adjunto do Departamento de Museologia da Escola de Direito Turismo e Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Gedida Ferreira de Paiva , Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Bolsista do Projeto de Pesquisa Diagnóstico da Acessibilidade nos Museus de Ouro Preto – Remoto do Programa de Apoio à Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e graduanda em Museologia na Escola de Direito Turismo e Museologia (EDTM) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Veröffentlicht

2024-12-14

Zitationsvorschlag

Nunes, G. A., & de Paiva , G. F. (2024). DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE PARA AS PESSOAS COM DEFICIEENCIA NOS MUSEUS DO DESTINO TURÍSTICO OURO PRETO-MG. Humanidades Em Revista, 6(2), 145–156. Abgerufen von https://seer.unirio.br/hr/article/view/13430

Ausgabe

Rubrik

ARTIGOS DO DOSSIÊ