DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE PARA AS PESSOAS COM DEFICIEENCIA NOS MUSEUS DO DESTINO TURÍSTICO OURO PRETO-MG

Autores

  • Gilson Antonio Nunes Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Gedida Ferreira de Paiva Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Palavras-chave:

Acessibilidade; Museus; Museologia; Turismo; Ouro Preto.

Resumo

Duas legislações combinadas a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência alterando a Lei nº 11.904, de 14 de janeiro, o Estatuto dos Museus, garantem a essa parcela da população o direito à cultura e ao turismo, delegando aos museus o dever de implementar o Programa de Acessibilidade a Todas as Pessoas como parte integrante do Plano Museológico. A cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, um destacado destino turístico e principalmente sua rede de instituições museológicas foram analisados mediante a aplicação de uma Ficha Diagnóstica para Avaliação da Acessibilidade em Museus. Os resultados revelam algumas iniciativas pontuais para a acessibilidade às pessoas com deficiência, mas muito limitadas e sem efetividade principalmente com relação às exposições. Essa pesquisa é um desdobramento da disciplina eletiva MUL406 Acessibilidade em Museus oferecida desde 2011, no curso de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson Antonio Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Professor Adjunto do Departamento de Museologia da Escola de Direito Turismo e Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Gedida Ferreira de Paiva , Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Bolsista do Projeto de Pesquisa Diagnóstico da Acessibilidade nos Museus de Ouro Preto – Remoto do Programa de Apoio à Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e graduanda em Museologia na Escola de Direito Turismo e Museologia (EDTM) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Downloads

Publicado

2024-12-14

Como Citar

Nunes, G. A., & de Paiva , G. F. (2024). DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE PARA AS PESSOAS COM DEFICIEENCIA NOS MUSEUS DO DESTINO TURÍSTICO OURO PRETO-MG. Humanidades Em Revista, 6(2), 145–156. Recuperado de https://seer.unirio.br/hr/article/view/13430

Edição

Seção

ARTIGOS DO DOSSIÊ