SATURAÇÃO DE OXIGÊNIO EM RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO EM USO DE OXIGENOTERAPIA NA UTIN

Authors

  • Karolina Cappelli Instituto Fernandes Figueira

Keywords:

Oxigenioterapia; Recém-Nascido Prematuro; Monitorização Transcutânea dos Gases Sanguíneos, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.

Abstract

Objetivo: Analisar, quantitativamente, a ocorrência dos desvios de saturação de oxigênio nos Recém-Nascidos pré-termos com idade gestacional igual ou menor que 32 semanas e menores que 1500g, que foram submetidos à oxigenoterapia na UTIN. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa, realizado por meio de busca retrospectiva dos registros dos níveis de saturação de Oxigênio contidos nos prontuários dos RNPT internados na UTIN de uma maternidade de alto risco fetal. Resultados: A amostra foi constituída por 16 participantes, com predominância do sexo feminino. Das modalidades ventilatórias apresentadas, o CPAP foi mais prevalente que a VM e os eventos de Hiperóxia mais frequentes que os de Hipóxia. Foi possível analisar o peso de nascimento, tempo de exposição ao oxigênio e a idade gestacional comparando as duas modalidades ventilatórias. Conclusão: Através dos resultados encontrados, podemos observar que os eventos de hiperóxia são mais banalizados comparados aos eventos de hipóxia no cuidado do RNPT. A saturação alvo ainda é uma temática pouco estudada nas plataformas de pesquisa. Por isso, vale considerar a contribuição desse estudo para a prática clínica e para a busca do cuidado ideal do prematuro na diminuição dos danos associados à oxigenoterapia. Descritores: Oxigenioterapia; Recém-Nascido Prematuro; Monitorização Transcutânea dos Gases Sanguíneos, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2024-08-30

How to Cite

Cappelli, K. (2024). SATURAÇÃO DE OXIGÊNIO EM RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO EM USO DE OXIGENOTERAPIA NA UTIN. Humanidades Em Revista, 6(1), 112–121. Retrieved from https://seer.unirio.br/hr/article/view/12793

Issue

Section

RELATOS DE PESQUISA