SATURAÇÃO DE OXIGÊNIO EM RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO EM USO DE OXIGENOTERAPIA NA UTIN
Parole chiave:
Oxigenioterapia; Recém-Nascido Prematuro; Monitorização Transcutânea dos Gases Sanguíneos, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.Abstract
Objetivo: Analisar, quantitativamente, a ocorrência dos desvios de saturação de oxigênio nos Recém-Nascidos pré-termos com idade gestacional igual ou menor que 32 semanas e menores que 1500g, que foram submetidos à oxigenoterapia na UTIN. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa, realizado por meio de busca retrospectiva dos registros dos níveis de saturação de Oxigênio contidos nos prontuários dos RNPT internados na UTIN de uma maternidade de alto risco fetal. Resultados: A amostra foi constituída por 16 participantes, com predominância do sexo feminino. Das modalidades ventilatórias apresentadas, o CPAP foi mais prevalente que a VM e os eventos de Hiperóxia mais frequentes que os de Hipóxia. Foi possível analisar o peso de nascimento, tempo de exposição ao oxigênio e a idade gestacional comparando as duas modalidades ventilatórias. Conclusão: Através dos resultados encontrados, podemos observar que os eventos de hiperóxia são mais banalizados comparados aos eventos de hipóxia no cuidado do RNPT. A saturação alvo ainda é uma temática pouco estudada nas plataformas de pesquisa. Por isso, vale considerar a contribuição desse estudo para a prática clínica e para a busca do cuidado ideal do prematuro na diminuição dos danos associados à oxigenoterapia. Descritores: Oxigenioterapia; Recém-Nascido Prematuro; Monitorização Transcutânea dos Gases Sanguíneos, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Karolina Cappelli
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.