QUE MAUS COSTUMES REINAM NA MACEDÔNIA: ALEXANDRE COMO MODELO E ANTIMODELO NA BIOGRAFIA PLUTARQUIANA

Autores/as

  • Lucas Ferreira da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Palabras clave:

Plutarco, Alexandre, Mundo Helenístico, biografia antiga, retórica

Resumen

Pretendemos aqui uma análise retórica das anedotas presentes na biografia de Alexandre da Macedônia escrita por Plutarco de Queroneia. Acreditamos que, através destas anedotas, o biógrafo faz ao seu leitor o pedido de que desenvolva sua moral ao seguir, ou não, os exemplos dados pelas atitudes do biografado. Em nossa análise, recorremos principalmente às ideias de Joaquim Pinheiro (2008) e Chaim Perelman (1987) para uma compreensão dos modelos retóricos que Plutarco utiliza.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Ferreira da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Graduando em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Foi bolsista de Incentivo Acadêmico pela mesma instituição, realizando atividades de pesquisa no Laboratório de Estudos sobre o Império Romano, vinculado ao Núcleo de Estudos e Referências da Antiguidade e do Medievo - NERO-LEIR (2015-2017). Também foi bolsista de iniciação científica voluntário no NERO-LEIR (2018-2019). Foi bolsista-monitor das disciplinas de Antiguidade Clássica e Antiguidade Oriental pela UNIRIO (2019). Atua em pesquisa sobre os temas Mundo Helenístico e biografias plutarquianas.

Publicado

2021-02-16

Cómo citar

Ferreira da Silva, L. (2021). QUE MAUS COSTUMES REINAM NA MACEDÔNIA: ALEXANDRE COMO MODELO E ANTIMODELO NA BIOGRAFIA PLUTARQUIANA. Humanidades Em Revista, 2(2), 15. Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/hr/article/view/10577