NECROPOLÍTICA

REPERCUSSÕES DO PENSAMENTO PÓS-COLONIAL NO ATUAL CENÁRIO BRASILEIRO.

Autores/as

  • Matheus Fidelis Universidade Federal de Alagoas
  • Francisco Pereira de Sousa Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palabras clave:

Filosofia Africana - Política - Necropolítica.

Resumen

“Necropolítica”, termo cunhado pelo filósofo camaronês Achille Mbembe em seu livro homônimo de 2011, é a capacidade de escolha que o soberano possui em decidir entre quem vive e quem morre, com uma finalidade que concerne o interesse na promoção da morte de devidos grupos sociais (sejam eles definidos de acordo com sua etnia, gênero sexual ou classe). Retirando desses indivíduos seu status político, os soberanos encontram formas desumanas de eliminar os que eles julgam como “inimigos do Estado”. Com base no livro e autores supracitados, serão expostas questões sobre como esta “política da morte” se atrela em nossa atual esfera política e como se conceitualiza, através dela, uma sistematizada “indústria da morte”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Matheus Fidelis, Universidade Federal de Alagoas

Discente do Curso de Filosofia da UFAL.

Francisco Pereira de Sousa, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Docente do Curso de Filosofia da UFAL. Doutorado e Pós-doutorado em Filosofia Política e Jurídica, Geopolítica e Geo-economia. Membro do GT Ética e Cidadania da ANPOF & Subjetividade e crítica ao sujeito moderno da UFAL.

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

Fidelis, M., & Pereira de Sousa, F. . (2024). NECROPOLÍTICA: REPERCUSSÕES DO PENSAMENTO PÓS-COLONIAL NO ATUAL CENÁRIO BRASILEIRO. Humanidades Em Revista, 6(1), 65–78. Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/hr/article/view/11762

Número

Sección

ARTIGOS