CRITÉRIOS DE TEXTUALIDADE NAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Palabras clave:
Critérios de textualidade. Produção textual. Coesão e coerência textuais. Livro Didático. Ensino de Língua Portuguesa.Resumen
Apresenta análise de proposta de produção textual do Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) da coleção Português Linguagens. Para isso, observa-se se critérios de textualidade orientados pelo próprio texto, coesão e coerência textuais, são considerados, no enunciado e/ou orientação para a escrita, como essenciais à construção de sentido e organização linguística de um texto. Objetiva-se analisar se e como o Livro Didático desenvolve propostas de produção de texto para auxiliar o desenvolvimento de competências de escrita dos alunos. Metodologicamente, parte-se de uma abordagem qualitativa, no âmbito da pesquisa documental. Para a análise de informações, optou-se pelo método análise de conteúdo por meio da análise categorial. Como resultado, constatou-se que o LDLP analisado apresenta, nas propostas de produção textual, a importância de atentar-se para critérios da textualidade, principalmente coesão e coerência, embora de forma implícita, cabendo ao professor, agente potencializador dessa mídia didática, ampliar ações de ensino a partir do LDLP.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.