CRITÉRIOS DE TEXTUALIDADE NAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Auteurs

  • Ana Karolline de Almeida Carneiro Universidade do Estado da Bahia - UNEB.
  • Úrsula Cunha Anecleto Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Mots-clés :

Critérios de textualidade. Produção textual. Coesão e coerência textuais. Livro Didático. Ensino de Língua Portuguesa.

Résumé

Apresenta análise de proposta de produção textual do Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) da coleção Português Linguagens. Para isso, observa-se se critérios de textualidade orientados pelo próprio texto, coesão e coerência textuais, são considerados, no enunciado e/ou orientação para a escrita, como essenciais à construção de sentido e organização linguística de um texto. Objetiva-se analisar se e como o Livro Didático desenvolve propostas de produção de texto para auxiliar o desenvolvimento de competências de escrita dos alunos. Metodologicamente, parte-se de uma abordagem qualitativa, no âmbito da pesquisa documental. Para a análise de informações, optou-se pelo método análise de conteúdo por meio da análise categorial. Como resultado, constatou-se que o LDLP analisado apresenta, nas propostas de produção textual, a importância de atentar-se para critérios da textualidade, principalmente coesão e coerência, embora de forma implícita, cabendo ao professor, agente potencializador dessa mídia didática, ampliar ações de ensino a partir do LDLP.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ana Karolline de Almeida Carneiro, Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Graduanda em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas e aluna especial do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), ambos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação, Campus XIV em Conceição do Coité - BA. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Atualmente é bolsista do Núcleo de Residência Pedagógica (NRP) e estagiária do Programa Partiu Estágio da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB).

Úrsula Cunha Anecleto, Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Doutora em Educação, na linha de pesquisa Estudos Culturais, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Crítica Cultural, na linha de pesquisa Letramento, Identidade e Formação do Professor, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (FACINTER). Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente, é coordenadora e docente no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED/UNEB), docente permanente no Programa em Estudos Linguísticos na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), docente de Prática Pedagógica, Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, Tecnologias da Informação e Comunicação e Fundamentos Metodológicos da Língua Portuguesa (UNEB/ campus XIV / campus IV), nos cursos de graduação da Universidade Aberta no Brasil (UAB) e do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR/UNEB), docente orientadora do programa Residência Pedagógica de Língua Portuguesa (CAPES/UNEB/Conceição do Coité). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias na UNEB (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5640144801632064) e membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas digitais na UFBA. Atuou como formadora no programa Pró-letramento Bahia, polo Barreiras (UNEB), no curso de Especialização em Educação Profissional (UNEB/campus XVI) e no Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais (CATE/UNEB/SEC). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, e na área de Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes campos: Ensino de Língua Portuguesa, Prática Pedagógica, Teoria do Agir Comunicativo, Multiletramentos, TIC e ensino e Estudos Culturais e Educação.

Publiée

2020-10-13

Comment citer

Carneiro, A. K. de A., & Anecleto, Úrsula C. (2020). CRITÉRIOS DE TEXTUALIDADE NAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Humanidades Em Revista, 2(1), 141. Consulté à l’adresse https://seer.unirio.br/hr/article/view/9683