REDISCUTINDO O TEATRO: ATUAÇÃO DO CORPO NEGRO EM CENA

Auteurs

  • Marco Antônio Duarte Silva Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Rafael L O Pedretti
  • Sidney Michael Dietrich

Mots-clés :

Teatro Negro, Atuação contemporânea, História do Teatro, Poesia e Melodia, Isto Não É uma Mulata.

Résumé

Este artigo busca estruturar um breve resumo sobre os conceitos que englobam os Teatros Negros no território brasileiro, traçando resumidamente uma espiral histórica sobre a participação do Teatro Negro na história do Brasil e como houve diversas tentativas por parte da classe artística branca em apagar a cultura negra nas artes cênicas. Após discorrer sobre determinados conceitos de Teatro Negro, tendo como base a tese da pesquisadora Evani Tavares Lima e o livro de Leda Maria Martins e da ideia do que é contemporâneo do filósofo italiano Giorgio Agamben, pretende-se criar diálogo destes conceitos com duas montagens teatrais realizadas: “Poesia e Melodia” com o ator negro Samuel de Assis e, “Isto Não é Uma Mulata” com a atriz e dramaturgista negra Mônica Santana. As montagens serão abordadas resumidamente como ponto de partida para refletir sobre o corpo preto em cena e quais implicações subjetivas e meios técnicos resultam nas suas atuações.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Marco Antônio Duarte Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Teatro – PPGT -Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC/ Centro de Artes – CEART.

Rafael L O Pedretti

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Teatro – PPGT -Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC/ Centro de Artes – CEART.

Sidney Michael Dietrich

Aluno especial da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC/ Centro de Artes – CEART/ Programa de Pós-Graduação em Teatro – PPGT.

Publiée

2021-08-17

Comment citer

Duarte Silva, M. A., L O Pedretti, R., & Michael Dietrich, S. (2021). REDISCUTINDO O TEATRO: ATUAÇÃO DO CORPO NEGRO EM CENA. Humanidades Em Revista, 3(1), 73–88. Consulté à l’adresse https://seer.unirio.br/hr/article/view/11202