POEMA EM QUEDA-LIVE:

UMA POSSIBILIDADE DE PRESENÇA CÊNICO-DIGITAL NA CONTEMPORANEIDADE AGAMBENIANA

Auteurs

  • Gednilson de Freitas Lima Universidade do Esatdo de Santa Catarina (UDESC)
  • Railson Gomes Almeida Universidade do Esatdo de Santa Catarina -UDESC

Mots-clés :

Teatro Contemporâneo, Teatro Digital, Presença Cênica

Résumé

O presente artigo intenta dialogar sobre os conceitos de Presença Cênica e sua aplicabilidade com as pesquisas em teatro digital no contexto brasileiro, a partir de sua  contemporaneidade “agambeniana”. Para tanto estudamos o caso do espetáculo Poema em Queda-Live da Cia. Mungunzá de Teatro do estado de São Paulo, Brasil. Criando pontes com os trabalhos de Presença cênica e Zona de Turbulência do pesquisador Renato Ferracini (Lume/Unicamp), bem como o Contemporâneo de Girgi Agamben. Ao final do percurso apontamos que se mantidas as relações de comunicação extra-ficcinional, ou seja, a interlocução artista-público para além da ficção, no momento do evento artístico, tais conceitos podem ser chaves de análise do espetáculo contemporâneo em meio virtual.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Gednilson de Freitas Lima, Universidade do Esatdo de Santa Catarina (UDESC)

Mestrando em Teatro/ PPGT - UDESC, graduado em Teatro pela UNESPAR. Diretor Geral da Cia. SE7E. Atua como Clown, ator e professor de teatro.

Railson Gomes Almeida, Universidade do Esatdo de Santa Catarina -UDESC

Doutorando em Teatro/PPGT – UDESC, escreve e atua como artista, pesquisador e professor de teatro.

Publiée

2021-08-17

Comment citer

de Freitas Lima, G., & Gomes Almeida, R. . (2021). POEMA EM QUEDA-LIVE: : UMA POSSIBILIDADE DE PRESENÇA CÊNICO-DIGITAL NA CONTEMPORANEIDADE AGAMBENIANA. Humanidades Em Revista, 3(1), 102–114. Consulté à l’adresse https://seer.unirio.br/hr/article/view/11203