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Emerging Sources Citation Index
Texts for submission must contain between 7,000 and 10,000 words (not including abstract, titles, keywords and keywords) and must be submitted in doc, according to the template available at:
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The submitted file must include: abstract (from 150 to 300 words), keywords and title in Portuguese, spanish and in English (or French). The text must follow ABNT norms in citations and, at the end, in complete references. In the body of the text, use the author/date system and not the notes system (ie, do not use ibid, idem, op.cit, etc). Illustrations, figures, pictures, tables and musical examples, if any, must be included in the text, with numbered captions, and also sent separately, in good resolution, numbered according to their sequence in the text. The name(s) of the author(s) must not appear in the text file, in order to guarantee double-blind peer review. The name(s), contact email(s) and information about the author(s) (up to 15 lines for each author) must be sent in a separate file.
Collaborations must be submitted by the system.
Texts in Portuguese, Spanish or English are accepted.
Section that presents papers submitted in continuous flow, in the different fields of research in music.
Dossiê - Digitalidade e arquivos em trânsito: saberes partilhados entre memória e música
Num contexto de acelerada migração para o ciberespaço tanto dos conteúdos musicais quanto das práticas musicais e suas sociabilidades, novas questões emergem no campo da memória social, que concernem às formas de entrelaçamento entre Memória e Música na contemporaneidade. Quais as modalidades e as condições de constituição e preservação de memória musical vigentes nos processos de “transição digital” e de “digitalização da cultura” em curso? Que possibilidades e que desafios decorrem das novas formas de armazenamento, preservação, disponibilização e disseminação da música e da experiência musical? Quem são e como operam os agentes desses processos? Como se relacionam com a realidade do ciberespaço? Como atuam esses processos na construção de novas formas de entendimento dos domínios público e privado? São algumas das questões que este dossiê busca explorar, em trabalhos que têm como elemento fulcral a interlocução entre músicos e musicistas, pesquisadores/as, colecionadores e gestores/as de instituições implicados/as em ações de promoção da memória musical.
Organização do dossiê: Susana Sardo e Regina Abreu – editoras convidadas
Prazo para submissões: 15 de abril de 2024
As submissões para o dossiê devem ser feitas pelo Sistema OJS, e formatadas conforme as orientações para os autores (ver aba Submissões).
Serão aceitas submissões em português, espanhol e inglês.
Aquilombamento: (re)existências sonoras no âmbito das relações étnico-raciais
A revista Debates e o Coletivo Negro e Grupo de Pesquisa Elza Soares recebem contribuições para o dossiê Aquilombamento: (re)existências sonoras no âmbito das relações étnico-raciais.
Esta iniciativa conflui com recentes movimentações no campo da pesquisa em música em âmbito nacional, como: 1) a publicação do manifesto contra o racismo nos cursos de música pelo Coletivo Mwanamuziki, em 2021; 2) a realização do simpósio temático intitulado “Música e pensamento afrodiaspórico” em congressos nacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) por três anos consecutivos (2021-2023); 3) a publicação do livro "Música e Pensamento Afrodiaspórico" dentro da Série Pesquisa em Música pela ANPPOM, em 2022.
A publicação do dossiê está, ainda, em consonância com um conjunto de ações desenvolvidas no Instituto Villa-Lobos (IVL) e no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da UNIRIO, tais como: 1) o curso “Performance Afro” vinculado ao projeto de extensão Cultura Popular e Universidade: Saberes em Diálogo; 2) a criação do Coletivo Outras Vozes, que organizou uma série de debates dentro da Mostra Virtual do IVL com discussões que, encaminhadas ao Colegiado do Instituto, levaram à publicação de uma nota na qual o caráter racista e eurocêntrico da instituição são reconhecidos publicamente, bem como à criação de um grupo de trabalho destinado a discutir mudanças curriculares; 3) uma série de debates e trabalhos desenvolvidos no decorrer da disciplina Seminários Avançados em Música do PPGM, ofertada no primeiro semestre de 2023, que são fontes de inspiração da proposta deste dossiê e do Coletivo Elza Soares; 4) a oferta da disciplina Tópicos Especiais II: Aquilombamento: raça, cultura e práticas sonoras negras (PPGM) para a extensão, graduação e pós-graduação em música da UNIRIO, no segundo semestre de 2023.
Serão acolhidos artigos submetidos que se dediquem a:
Esses eixos temáticos devem ser observados em suas imbricações com as relações étnico-raciais e em suas dimensões políticas.
Organização do dossiê: Luiza Nascimento de Almeida; Renan Rimou; Pedro de Moura Aragão – editores convidados
Prazo para submissões: 05 de julho de 2024
As submissões para o dossiê devem ser feitas pelo Sistema OJS, e formatadas conforme as orientações para os autores (ver aba Submissões).
Serão aceitas submissões em português, espanhol e inglês.
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