Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.

Diretrizes para Autores

Os textos para submissão devem conter entre 6.000 e 12.000 palavras (sem contar com resumo, abstract, títulos, palavras-chave e keywords) e devem ser submetidas em doc, conforme o template disponível em:

https://seer.unirio.br/revistadebates/libraryFiles/downloadPublic/472

Não serão aceitas submissões que não atendam à formatação do template.

O arquivo submetido deve incluir:

- Título em português, espanhol e inglês;

- Resumo (de 150 a 300 palavras) em português, espanhol e inglês;

- Palavras-chave e título em português, espanhol e inglês.

O texto deve seguir as normas da ABNT nas citações e, no final, nas referências completas.

No corpo do texto, usar o sistema autor/data e não o sistema de notas (ou seja, não usar ibid, idem, op.cit, etc).

Ilustrações, figuras, quadros, tabelas e exemplos musicais, quando houver, devem ser incluídos no texto, com legendas numeradas, e enviados também separadamente, em boa resolução, numerados de acordo com sua sequência no texto.

O(s) nome(s) do(s) autor(es) não deve(m) constar no arquivo de texto, de forma a garantir a avaliação duplo cego por pares.

Um arquivo separado deve ser enviado na submissão, contendo:

- Nome(s) do(s) autor(es);

- Email(s) de contato do(s) autor(es);

- Dados de vínculo institucional do(s) autor(es), se houver;

- Mini-bio do(s) autor(es) de até 6 linhas.

As colaborações devem ser submetidas pelo sistema. Optar entre a seção "artigos" (submissão espontânea em fluxo contínuo) ou alguma das seções "dossiê temático" (submissão para chamadas específicas para dossiês temáticos). Incluir no sistema o resumo e os metadados do artigo em português, espanhol e inglês. Na seção "Incluir autores", incluir e editar os dados de todos o(s) autor(es), incluindo a(s) mini-bio(s) de até 6 linhas, preferencialmente nos três idiomas disponíveis (português, espanhol e inglês).

São aceitas submissões de textos em português, espanhol e inglês.

Artigos

Seção que reúne artigos acadêmicos submetidos em fluxo contínuo, nos distintos campos de pesquisa em música.

Dossiê temático

Dossiê - Digitalidade e arquivos em trânsito: saberes partilhados entre memória e música

Num contexto de acelerada migração para o ciberespaço tanto dos conteúdos musicais quanto das práticas musicais e suas sociabilidades, novas questões emergem no campo da memória social, que concernem às formas de entrelaçamento entre Memória e Música na contemporaneidade. Quais as modalidades e as condições de constituição e preservação de memória musical vigentes nos processos de “transição digital” e de “digitalização da cultura” em curso? Que possibilidades e que desafios decorrem das novas formas de armazenamento, preservação, disponibilização e disseminação da música e da experiência musical? Quem são e como operam os agentes desses processos? Como se relacionam com a realidade do ciberespaço? Como atuam esses processos na construção de novas formas de entendimento dos domínios público e privado? São algumas das questões que este dossiê busca explorar, em trabalhos que têm como elemento fulcral a interlocução entre músicos e musicistas, pesquisadores/as, colecionadores e gestores/as de instituições implicados/as em ações de promoção da memória musical.

Organização do dossiê: Susana Sardo e Regina Abreu – editoras convidadas

Prazo para submissões: 15 de abril de 2024

As submissões para o dossiê devem ser feitas pelo Sistema OJS, e formatadas conforme as orientações para os autores (ver aba Submissões).

Serão aceitas submissões em português, espanhol e inglês.

Dossiê temático - Aquilombamento

Aquilombamento: (re)existências sonoras no âmbito das relações étnico-raciais

A revista Debates e o Coletivo Negro e Grupo de Pesquisa Elza Soares recebem contribuições para o dossiê Aquilombamento: (re)existências sonoras no âmbito das relações étnico-raciais.

Esta iniciativa conflui com recentes movimentações no campo da pesquisa em música em âmbito nacional, como: 1) a publicação do manifesto contra o racismo nos cursos de música pelo Coletivo Mwanamuziki, em 2021; 2) a realização do simpósio temático intitulado “Música e pensamento afrodiaspórico” em congressos nacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) por três anos consecutivos (2021-2023); 3) a publicação do livro "Música e Pensamento Afrodiaspórico" dentro da Série Pesquisa em Música pela ANPPOM, em 2022.

A publicação do dossiê está, ainda, em consonância com um conjunto de ações desenvolvidas no Instituto Villa-Lobos (IVL) e no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da UNIRIO, tais como: 1) o curso “Performance Afro” vinculado ao projeto de extensão  Cultura Popular e Universidade: Saberes em Diálogo; 2) a criação do Coletivo Outras Vozes, que organizou uma série de debates dentro da Mostra Virtual do IVL com discussões que, encaminhadas ao Colegiado do Instituto, levaram à publicação de uma nota na qual o caráter racista e eurocêntrico da instituição são reconhecidos publicamente, bem como à criação de um grupo de trabalho destinado a discutir mudanças curriculares; 3) uma série de debates e trabalhos desenvolvidos no decorrer da disciplina Seminários Avançados em Música do PPGM, ofertada no primeiro semestre de 2023, que são fontes de inspiração da proposta deste dossiê e do Coletivo Elza Soares; 4) a oferta da disciplina Tópicos Especiais II: Aquilombamento: raça, cultura e práticas sonoras negras (PPGM) para a extensão, graduação e pós-graduação em música da UNIRIO, no segundo semestre de 2023.

Serão acolhidos artigos submetidos que se dediquem a:

  1. Investigar experiências sonoras amefricanas, afropindorâmicas, afrodiaspóricas e/ou africanas que tenham se realizado (ou estejam se realizando) como via de (re)existência, no cerne ou às margens de espaços dominados pela branquitude e seus signos – sejam estes espaços institucionalizados ou não.
  2.  Examinar pensamentos, epistemologias e sonoridades amefricanas, afrodiaspóricas e/ou africanas.

Esses eixos temáticos devem ser observados em suas imbricações com as relações étnico-raciais e em suas dimensões políticas.

Organização do dossiê: Luiza Nascimento de Almeida; Renan Rimou; Pedro de Moura Aragão – editores convidados

Prazo para submissões: 05 de julho de 2024

As submissões para o dossiê devem ser feitas pelo Sistema OJS, e formatadas conforme as orientações para os autores (ver aba Submissões).

Serão aceitas submissões em português, espanhol e inglês.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.