Indexadores
Emerging Sources Citation Index
Os textos para submissão devem conter entre 6.000 e 12.000 palavras (sem contar com resumo, abstract, títulos, palavras-chave e keywords) e devem ser submetidas em doc, conforme o template disponível em:
https://seer.unirio.br/revistadebates/libraryFiles/downloadPublic/472
Não serão aceitas submissões que não atendam à formatação do template.
O arquivo submetido deve incluir:
- Título em português, espanhol e inglês;
- Resumo (de 150 a 300 palavras) em português, espanhol e inglês;
- Palavras-chave e título em português, espanhol e inglês.
O texto deve seguir as normas da ABNT nas citações e, no final, nas referências completas.
No corpo do texto, usar o sistema autor/data e não o sistema de notas (ou seja, não usar ibid, idem, op.cit, etc).
Ilustrações, figuras, quadros, tabelas e exemplos musicais, quando houver, devem ser incluídos no texto, com legendas numeradas, e enviados também separadamente, em boa resolução, numerados de acordo com sua sequência no texto.
O(s) nome(s) do(s) autor(es) não deve(m) constar no arquivo de texto, de forma a garantir a avaliação duplo cego por pares.
Um arquivo separado deve ser enviado na submissão, contendo:
- Nome(s) do(s) autor(es);
- Email(s) de contato do(s) autor(es);
- Dados de vínculo institucional do(s) autor(es), se houver;
- Mini-bio do(s) autor(es) de até 6 linhas.
As colaborações devem ser submetidas pelo sistema. Optar entre a seção "artigos" (submissão espontânea em fluxo contínuo) ou alguma das seções "dossiê temático" (submissão para chamadas específicas para dossiês temáticos). Incluir no sistema o resumo e os metadados do artigo em português, espanhol e inglês. Na seção "Incluir autores", incluir e editar os dados de todos o(s) autor(es), incluindo a(s) mini-bio(s) de até 6 linhas, preferencialmente nos três idiomas disponíveis (português, espanhol e inglês).
São aceitas submissões de textos em português, espanhol e inglês.
Seção que reúne artigos acadêmicos submetidos em fluxo contínuo, nos distintos campos de pesquisa em música.
Dossiê - Digitalidade e arquivos em trânsito: saberes partilhados entre memória e música
Num contexto de acelerada migração para o ciberespaço tanto dos conteúdos musicais quanto das práticas musicais e suas sociabilidades, novas questões emergem no campo da memória social, que concernem às formas de entrelaçamento entre Memória e Música na contemporaneidade. Quais as modalidades e as condições de constituição e preservação de memória musical vigentes nos processos de “transição digital” e de “digitalização da cultura” em curso? Que possibilidades e que desafios decorrem das novas formas de armazenamento, preservação, disponibilização e disseminação da música e da experiência musical? Quem são e como operam os agentes desses processos? Como se relacionam com a realidade do ciberespaço? Como atuam esses processos na construção de novas formas de entendimento dos domínios público e privado? São algumas das questões que este dossiê busca explorar, em trabalhos que têm como elemento fulcral a interlocução entre músicos e musicistas, pesquisadores/as, colecionadores e gestores/as de instituições implicados/as em ações de promoção da memória musical.
Organização do dossiê: Susana Sardo e Regina Abreu – editoras convidadas
Prazo para submissões: 15 de abril de 2024
As submissões para o dossiê devem ser feitas pelo Sistema OJS, e formatadas conforme as orientações para os autores (ver aba Submissões).
Serão aceitas submissões em português, espanhol e inglês.
Aquilombamento: (re)existências sonoras no âmbito das relações étnico-raciais
A revista Debates e o Coletivo Negro e Grupo de Pesquisa Elza Soares recebem contribuições para o dossiê Aquilombamento: (re)existências sonoras no âmbito das relações étnico-raciais.
Esta iniciativa conflui com recentes movimentações no campo da pesquisa em música em âmbito nacional, como: 1) a publicação do manifesto contra o racismo nos cursos de música pelo Coletivo Mwanamuziki, em 2021; 2) a realização do simpósio temático intitulado “Música e pensamento afrodiaspórico” em congressos nacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) por três anos consecutivos (2021-2023); 3) a publicação do livro "Música e Pensamento Afrodiaspórico" dentro da Série Pesquisa em Música pela ANPPOM, em 2022.
A publicação do dossiê está, ainda, em consonância com um conjunto de ações desenvolvidas no Instituto Villa-Lobos (IVL) e no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da UNIRIO, tais como: 1) o curso “Performance Afro” vinculado ao projeto de extensão Cultura Popular e Universidade: Saberes em Diálogo; 2) a criação do Coletivo Outras Vozes, que organizou uma série de debates dentro da Mostra Virtual do IVL com discussões que, encaminhadas ao Colegiado do Instituto, levaram à publicação de uma nota na qual o caráter racista e eurocêntrico da instituição são reconhecidos publicamente, bem como à criação de um grupo de trabalho destinado a discutir mudanças curriculares; 3) uma série de debates e trabalhos desenvolvidos no decorrer da disciplina Seminários Avançados em Música do PPGM, ofertada no primeiro semestre de 2023, que são fontes de inspiração da proposta deste dossiê e do Coletivo Elza Soares; 4) a oferta da disciplina Tópicos Especiais II: Aquilombamento: raça, cultura e práticas sonoras negras (PPGM) para a extensão, graduação e pós-graduação em música da UNIRIO, no segundo semestre de 2023.
Serão acolhidos artigos submetidos que se dediquem a:
Esses eixos temáticos devem ser observados em suas imbricações com as relações étnico-raciais e em suas dimensões políticas.
Organização do dossiê: Luiza Nascimento de Almeida; Renan Rimou; Pedro de Moura Aragão – editores convidados
Prazo para submissões: 05 de julho de 2024
As submissões para o dossiê devem ser feitas pelo Sistema OJS, e formatadas conforme as orientações para os autores (ver aba Submissões).
Serão aceitas submissões em português, espanhol e inglês.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que a disponibilização gratuita da produção científica ao público proporciona maior democratização do conhecimento.
A revista utiliza a licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual.
A submissão de trabalho à revista significa a concordância com a sua política de acesso.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.