Memória e resistência: “Palestina”, de Joe Sacco
Palavras-chave:
Histórias em quadrinhos, Memória Social, PalestinaResumo
Tem como tema central histórias em quadrinhos como objetos de memória e resistência, fazendo uma análise de “Palestina”, de Joe Sacco (1960). Trabalha com a perspectiva de que os quadrinhos são, enquanto produto cultural, reflexos do pensamento dos autores ou da sociedade na qual estão inseridos, podendo servir de agentes libertadores ou corroborantes às ideias hegemônicas. Reforça que, por ser uma mistura de textos e imagens, as histórias em quadrinhos oferecem diversos vieses de estudo, inclusive sob as perspectivas da memória social. Afirma que a memória é uma construção, embutida no embate das relações de poder. Comenta a situação da Palestina, seu histórico, bem como o discurso discriminante ocidental em relação aos conflitos nos territórios do Oriente Médio. Analisa os depoimentos e as repressões sofridas pelos palestinos no quadrinho de Joe Sacco, apresentando como eles renegam ou coincidem com as práticas declaradas do governo israelense durante o período da Primeira Intifada (1987). Conclui que as histórias em quadrinhos, na condição de gênero único, podem aproximar a experiência do leitor ao fato ocorrido e aos agentes sociais participantes, expondo as memórias tanto dos depoentes quanto do próprio autor.Downloads
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Publicado
2017-05-23
Como Citar
Nogueira, M. F. (2017). Memória e resistência: “Palestina”, de Joe Sacco. Revista Morpheus - Estudos Interdisciplinares Em Memória Social, 9(16), 143–163. Recuperado de https://seer.unirio.br/morpheus/article/view/6045
Edição
Seção
Artigos originais