CAp-UERJ: como e para quem a escola conta sua história?
Résumé
É interessante se pensar como os documentos de uma Instituição podem ser pouco utilizados e percebidos como um registro de uma história a ser contada e partilhada pela sociedade na qual está inserida. Para este relato, resgato as dificuldades enfrentadas ao iniciar um delineamento da trajetória de criação do CAp-UERJ, no âmbito de uma pesquisa na área de educação. Na tarefa de desenhar tal contexto, deparei-me com a dificuldade em obter os dados e as referências em documentos escritos relativos aos acontecimentos do passado. No entanto, ao continuar com a investigação, compreendi que grande parte do vivido e praticado ao longo dos quarenta e oito anos de criação da escola fazia parte da memória das pessoas que trabalhavam e, ainda trabalham na instituição. Esse fato apareceu com grande ênfase no que tange aos dados de seu fundador: Fernando Rodrigues da Silveira[i]. Foi, então, nesse manancial de informação e memória que consegui formar um pouco da trajetória dessa Instituição.Téléchargements
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Comment citer
Santos, I. F. (2015). CAp-UERJ: como e para quem a escola conta sua história?. Revista Morpheus - Estudos Interdisciplinares Em Memória Social, 5(8). Consulté à l’adresse https://seer.unirio.br/morpheus/article/view/4762
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Artigos originais