As contribuições do filme "o Pianista" para a teoria da memória

Autores

  • Joana D'arc Fernandes Ferraz
  • Rogério Ferreira de Souza

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal analisar o Filme “O Pianista” (dirigido por Roman Polansky, em 2003) à luz da Teoria da Memória. O filme O Pianista traz mais uma vez para a sociedade o tema da memória judaica. Este tema parece não envelhecer. A cada novo filme, uma nova forma de relembrar vem à tona. Então, uma questão persiste: por que ainda não conseguimos esquecer este período? Partimos de duas questões que se relacionam. A primeira, procura analisar as contribuições da memória, enquanto teoria, para o campo das Ciências Sociais. A segunda, busca entender o sentido do retorno constante ao tema da memória judaica, suas marcas e os reflexos dos fascismos no mundo contemporâneo.

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Como Citar

Ferraz, J. D. F., & Souza, R. F. de. (2014). As contribuições do filme "o Pianista" para a teoria da memória. Revista Morpheus - Estudos Interdisciplinares Em Memória Social, 3(5). Recuperado de https://seer.unirio.br/morpheus/article/view/4116

Edição

Seção

Artigos originais