LE FLAMENCO, LES NOCES DE SANG ENTRE R´EEL ET CULTURE

Autores

  • Claire Gillie Fondation européenne pour la psychanalyse

DOI:

https://doi.org/10.9789/1679-9887.2021.v19i1.17-36

Resumo

O flamenco faz a voz dançar na corda bamba da solidão, dança equilibrista nas asas do desejo e da morte. Pois a voz anima o corpo, até o transe, até o risco do encontro abissal com o “silêncio mutilado”, como o nomeia Garcia Lorca: voz reduzida a interrogar a perda que nela se inscreve. É na encruzilhada da etnomusicologia e da antropologia psicanalítica que são aqui convocadas as vozes do Flamenco, pelo que elas incarnam, de modo dilacerante, as bodas de sangue entre Real e Cultura, entre real do corpo, leis culturais e suas transgressões. As lalias e o duende, vindos das entranhas do corpo, falam desse gozo perdido de uma origem de língua, entre palavra e silêncio; é o que anima a palavra do analisante balbuciante que se arrisca na arena de significantes.

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Biografia do Autor

Claire Gillie, Fondation européenne pour la psychanalyse

Psicanalista, Doutora em antropologia psicanalítica (Paris 7), membro do Espace analytique (A.M.e) e da Fondation européenne pour la psychanalyse, Presidente e membro do CRIVA (Cercle de Recherche International Voix Analyse), membro associado du CRPMS (Paris 7), responsável da Especialização (D.U). Voix et symptômes, psychopathologie et clinique de la voix (Paris 7), professora titular de musicologia.

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Publicado

2021-08-11

Como Citar

GILLIE, C. . LE FLAMENCO, LES NOCES DE SANG ENTRE R´EEL ET CULTURE. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 17–36, 2021. DOI: 10.9789/1679-9887.2021.v19i1.17-36. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/11276. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos