Psicanálise, dispositivos e contextos clínicos: narrativas e elaborações em torno das experiências de estágio em psicologia

Autores/as

Resumen

Este trabalho pretende apontar, através do diálogo entre o Direito e a Psicanálise, um possível caminho a ser percorrido pelos operadores do direito de família a fim de desenvolver uma escuta e um olhar diferenciados sobre os conflitos familiares judicializados. Procura-se fazer uma breve exposição da atuação judicial e de fenômenos nocivos à saúde mental das crianças e dos adolescentes envolvidos, como é o caso da alienação parental e da parentalização.

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Biografía del autor/a

Pedro Valentim Eccher

Graduando em Psicologia pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE

Yohanna Cunha Zibell, UNIAVAN

Psicóloga pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE, especialização em andamento em Psicanálise pelo Centro Universitário Avantis - UNIAVAN

Maurício Marquardt Pereira, UNIFEBE

Graduando em Psicologia pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE

Adriana Aparecida Amaral, UNIFEBE

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE

Thais Kerolin Mafra, UNIFEBE

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE

Gustavo Gustavo Angeli, UNIFEBE

Psicólogo pela Universidade Regional de Blumenau, doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de concentração Psicologia Social e Cultura e linha de pesquisa Processos de Subjetivação, Gênero e Diversidades, mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do Curso de Psicologia no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE

Publicado

2022-03-11

Cómo citar

ECCHER, P. V. .; ZIBELL, Y. C. .; PEREIRA, M. M. .; AMARAL, A. A.; MAFRA, T. K.; GUSTAVO ANGELI, G. . Psicanálise, dispositivos e contextos clínicos: narrativas e elaborações em torno das experiências de estágio em psicologia. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 69–86, 2022. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/11768. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Livres