Maternagem, Mídia e Infância: principais desafios e aprendizados do projeto @mmi.ufpe

Autores/as

  • Maria Collier de Mendonça Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Rodrigo Phelipe Rodrigues Lopes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Marília Felix de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Viviane Maria Alves dos Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Brenda Lyra Guedes Universidade Federal do Ceará (UFC) / Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Rogério Luiz Covaleski Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i2.140-149

Palabras clave:

Maternagem, Mídia, Infância, Comunicação, Consumo, Covid-19

Resumen

Este relato de experiência apresenta o projeto de Extensão Maternagem, Mídia e Infância. Esta atividade extensionista objetivou debater como processos de comunicação e produções midiáticas interagem com a maternagem e a infância contemporâneas. Para tanto, realizamos encontros remotos no Google Meet®, lives no YouTube® e programas para a emissora-escola da UFPE Rádio Paulo Freire AM, também publicados como podcasts no Spotify®. Até agosto de 2022, as sete lives realizadas no YouTube® alcançaram, ao todo, 1000 visualizações e os seis podcasts no Spotify® receberam cerca de 100 reproduções, enquanto o perfil do Instagram® (@mmi.ufpe) ultrapassou a marca de 460 seguidores. Neste texto, descrevemos as motivações que inspiraram o projeto, suas fundamentações teórico-metodológicas e alguns resultados. Por fim, são indicados os próximos passos do segundo ano do projeto, com início em setembro de 2022.

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Biografía del autor/a

Maria Collier de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi bolsista CAPES PNPD durante seu estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora (2014) e mestra (2010) em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Realizou estágio de doutorado sanduíche na York University, em Toronto, Canadá (2013), como bolsista CAPES. Foi bolsista CAPES no mestrado e doutorado. Bacharela em Comunicação Social com Habilitação para Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP (1993). Atuou por mais de 20 anos em planejamento de comunicação, pesquisa de marketing e opinião pública. Trabalhou nas áreas de atendimento, planejamento e pesquisa das agências de publicidade e institutos de pesquisa: Ogilvy & Mather, Young & Rubicam, Talent, Research International, Loducca e JW Thompson. Pesquisou o tema das representações maternas na publicidade no mestrado e doutorado. Participa dos grupos de pesquisa CNPq PHiNC (Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo, UFPE) e Comunicação, Gênero e Desigualdades, UFSM. É autora de artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e exterior. Coordena o projeto de extensão Maternagem, Mídia e Infância (MMI UFPE). É mãe de uma filha. É pesquisadora associada ao IAMAS (International Association of Maternal Action and Scholarship).

Rodrigo Phelipe Rodrigues Lopes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Comunicação (PPGCOM / UFPE). Membro do Grupo de Pesquisa Publicidade Híbrida e Narrativas do Consumo (PHiNC) [UFPE / CNPq], liderado pelo Prof. Dr. Rogério Covaleski. Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UFPE). Colaborador voluntário no projeto de extensão Maternagem, Mídia e Infância (MMI UFPE). Foi bolsista FACEPE (2019-2021) e PIBIC / CNPq (2017-2018). Seus interesses de pesquisa e assuntos de publicações anteriores são: Infância; Gênero; Consumo; Identidade; Tween; Publicidade Infantil; Brinquedos. Publicou artigos em anais de eventos em nível regional, nacional e internacional e trabalhos em livros de formato impresso e digital. Desempenhou estágio-docência na UFPE (2020), ministrando a disciplina de Mídia e Infância para alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Comunicação Social - Rádio, TV e Internet.

Marília Felix de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Extensionista voluntária do Projeto de Extensão Maternagem, Mídia e Infância da UFPE.

Viviane Maria Alves dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduanda em Jornalismo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Extensionista voluntária no projeto de Maternagem, Mídia e Infância (MMI UFPE).

Brenda Lyra Guedes, Universidade Federal do Ceará (UFC) / Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora e Mestra em Comunicação pelo PPGCOM da Universidade Federal de Pernambuco, com experiência sanduíche junto à Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona - Espanha; Bacharela em Comunicação - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. Autora no livro Publicidade e Consumo: Entretenimento Infância Mídias Sociais (2016). Organizadora dos livros Infâncias, Juventudes e debates emergentes em Comunicação (2020); Comunicação e Infância (2017) e Culturas Infantis do Consumo (2014). Membra dos Grupos de Pesquisa do CNPq Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo (PPGCOM/UFPE) e Ética na Sociedade de Consumo (PPGMC/UFF). Colaboradora voluntária no projeto de extensão Maternagem, Mídia e Infância (MMI UFPE). Tem experiência na área de comunicação, com ênfase nos estudos sobre a relação que se estabelece entre Mídia e Infância, atuando principalmente com as seguintes temáticas: infância, publicidade, consumo, mídias e literacia publicitária. 

Rogério Luiz Covaleski, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Realizou pós-doutorado em Conteúdo de Marca na Universitat Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha), é Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP), Especialista em Propaganda e Marketing (ISPG/SPEI) e Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (PUC-PR). Anteriormente, foi Diretor-assistente de IES; coordenador de cursos de Graduação e Pós-graduação na área de Comunicação Social; em empresas de TI, foi Diretor de Marketing e Exportações. Desde 1988, acumula experiências no mercado profissional de comunicação - em agências, anunciantes, veículos e fornecedores - no ambiente acadêmico, desde 2000, como professor, pesquisador e coordenador de cursos de graduação e pós-graduação na área de Comunicação. Autor dos livros Cinema, publicidade, interfaces (2009), Publicidade híbrida" (2010) e Idiossincrasias publicitárias (2013), publicados pela Maxi Editora; Cinema e Publicidade: intertextos e hibridismos (2015), publicado pela Confraria do Vento; e Da Publicidade ao Consumo: ativismos, reconfigurações, interações (2020), publicado pela UFPE. Atualmente, é professor associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco e professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) na mesma IES, do qual foi coordenador de 2016 a 2018. É líder do Grupo de Pesquisa Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo (PPGCOM/UFPE), foi vice-coordenador e atualmente é colaborador voluntário do projeto de extensão Maternagem, Mídia e Infância (MMI UFPE). Foi pesquisador com bolsa produtividade PQ2/CNPq (triênio 2015-2017).

Citas

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Publicado

2022-12-27

Cómo citar

Collier de Mendonça, M., Rodrigues Lopes, R. P., Felix de Carvalho, M., Alves dos Santos, V. M., Lyra Guedes, B., & Covaleski, R. L. (2022). Maternagem, Mídia e Infância: principais desafios e aprendizados do projeto @mmi.ufpe. RAÍZES E RUMOS, 10(2), 140–149. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i2.140-149