Violência contra adolescentes na escola: um debate necessário?
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i2.126-139Palavras-chave:
Violência, Educação, Adolescência, DireitoResumo
Este relato de experiência extensionista é fruto da extensão universitária, desenvolvida como parte da construção de uma dissertação de mestrado, realizada em uma escola estadual, na baixada fluminense, no município de Belford Roxo. Lá realizamos atividades com o objetivo de refletir sobre conceitos como LGBTQIA+fobia, racismo, intolerância religiosa e outras violências que se manifestam no cotidiano dos alunos dentro da comunidade escolar. Objetivou-se também trazer esses conceitos à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente. E, sobretudo, demonstrar a importância de abordar sobre a diversidade sexual, diversidade racial e religião dentro da escola como forma de prevenção da violência contra a população infanto-juvenil.
Downloads
Referências
AMARO, Sarita T.A. Serviço Social na educação: Bases para o trabalho profissional. Florianópolis: ed. UFSC, p. 92, 2011.
BALTHAZAR, G. S. Crianças viadas e o deslugar do gênero na escola: notas paraum feminismo cor de ar. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e69557, 2020.
BRASIL, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília,Câmara dos Deputados – Série Legislação, 2017.
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
CAREGNATO, Catarina.Mutti R. PESQUISA QUALITATIVA: ANÁLISE DE DISCURSO VERSUS ANÁLISE DE CONTEÚDO. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2006 Out-Dez; 15(4): 679-84.
CÉSAR, M. R. de A.; DUARTE, A. de M. Governamento e pânico moral: corpo, gênero. In: Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 66, p. 141-155, out./dez. 2017
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, p. 89, 201.
PESSÔA, Lilian Correia, et al. Ensinar gênero e sexualidade na escola: desafios para a formação de professores. In: Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 2, n. 3. jan./jun. 2017
TEIXEIRA-FILHO, Fernando Silva, et al. Reflexões sobre homofobia e educação em escolas do interior paulista. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 725-742, dez. 2011.
TOZETTI, Renata de Fatima, et al. Gênero e Diversidade na Escola: reflexões sobre uma política pública intersetorial de prevenção à violência. revista entreideias, Salvador, v. 8, n. 1, p. 71-90, jan./jun. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 RAÍZES E RUMOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.