O Pentatonismo na Sonata para Piano no 3 e nas Duas Dansas Brasileiras para piano de Claudio Santoro

Autores

  • Ernesto Hartmann UFES UFPR

Palavras-chave:

Claudio Santoro, Realismo Socialista, Pentatonismo, Sonata para piano no3 de Claudio Santoro, Duas Dansas Brasileiras para piano de Claudio Santoro.

Resumo

O presente trabalho investiga os processos composicionais pertinentes à manipulação do material pentatônico em duas obras para piano do período nacionalista de Claudio Santoro. Para tal, proponho algumas definições do termo pentatonismo e analiso extratos das duas obras, visando elucidar uma possível evolução no manejo destes materiais – cuja natureza “folclórica” incrustra-se na literatura sobre o pentatonismo. Como contribuição original almejo demonstrar que Santoro efetivamente superou a simples cópia do idioma nacional, transformando-o em material para composições que transcendem o folclorismo, possibilitando-o uma nova, original e pessoal linguagem composicional e pianística em suas obras da década de 1950.

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Publicado

2021-01-23

Como Citar

Hartmann, E. (2021). O Pentatonismo na Sonata para Piano no 3 e nas Duas Dansas Brasileiras para piano de Claudio Santoro. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (24). Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/10845