O Pentatonismo na Sonata para Piano no 3 e nas Duas Dansas Brasileiras para piano de Claudio Santoro
Keywords:
Claudio Santoro, Realismo Socialista, Pentatonismo, Sonata para piano no3 de Claudio Santoro, Duas Dansas Brasileiras para piano de Claudio Santoro.Abstract
O presente trabalho investiga os processos composicionais pertinentes à manipulação do material pentatônico em duas obras para piano do período nacionalista de Claudio Santoro. Para tal, proponho algumas definições do termo pentatonismo e analiso extratos das duas obras, visando elucidar uma possível evolução no manejo destes materiais – cuja natureza “folclórica” incrustra-se na literatura sobre o pentatonismo. Como contribuição original almejo demonstrar que Santoro efetivamente superou a simples cópia do idioma nacional, transformando-o em material para composições que transcendem o folclorismo, possibilitando-o uma nova, original e pessoal linguagem composicional e pianística em suas obras da década de 1950.
Downloads
References
DALLIN, Leon. Techniques of twentieth century composition. Wm. C. Brown, 1964. FORTE, Allen. The structure of atonal music. YALE: Yale University Press, 1973. GANDELMAN, Saloméa. 36 Compositores Brasileiros; Obras para Piano (1950/1988).
Rio de Janeiro: Funarte, Relume Dumará, 1997.
HARTMANN, Ernesto. Estética Musical e Realismo Socialista em obras nacionalistas
para piano de Claudio Santoro: Janelas Hermenêuticas. Tese de Doutorado,
UNIRIO, 2010.
HARTMANN, Ernesto. O processo de composição dialético-materialista na Paulistana
no 1 para piano de Claudio Santoro. Anais do IV Simpósio de Música na
Amazônia – SIMA, 2015, p.147-162.
KOSTKA, Stefan. Materials and Techniques of Twentieth Century Music. 3rd ed. New
Jersey: Pearson Education Inc., 2006.
KUBOTA, Marly. A Sonata na Música Pianística de Claudio Santoro. Dissertação de
Mestrado, Porto Alegre, UFRGS, 1996.
NASCIMENTO, Maria Cristina. A Sonata no 3 de Cláudio Santoro sob a concepção de
um novo Nacionalismo. 01/04/1998. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL
DO RIO DE JANEIRO - MÚSICA.
O’CONNEL, Jeremy in SADIE. The new Grove dictionary of music and musicians.
Verbete: Pentatonic, 1980.
PAZ, Ermelinda Azevedo. 500 canções Brasileiras. Rio de Janeiro: Luis Bogo Editor, 1989. PAZ, Ermelinda Azevedo. O modalismo na música brasileira. Brasília: MUSIMED, 2002. PERSICHETTI, Vincent. Armonia del siglo XX, Madrid: Real Musical, 2000. SANTORO, Claudio. Correspondência a Curt Lange, 13 de Setembro de 1948, Acervo
Curt Lange, UFMG, Belo Horizonte.
STRAUS, Josef. Introdução à Teoria Pós-tonal. Segunda edição. Tradução de Ricardo
Mazzini Bordini. New Jersey: Prentice Hall, Upper Saddle River, 2000. WILKINS, Margareth Lucy. Creative music composition: the young composer’s voice.
New York: Routledge, 2006.
Partituras
LORENZO FERNANDEZ, Oscar. Suite Brasileira no 3 para Piano (sobre temas originais). Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1942.
SANTORO, Claudio. Dansas Brasileiras para Piano. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1955. SANTORO, Claudio. Sonata para Piano no 3. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1959. FRUCTUOSO, Vianna de Lima. Dança de Negros. Rio de Janeiro: Carlos Wehrs, 1926.