Multifônicos do Saxofone Baseados na Série Harmônica: Uma Prospecção de Catálogo
Resumo
Este artigo diz respeito ao uso prático de multifônicos do saxofone baseados na série harmônica de Keith Moore. A meta central é dar uma possível referência de como extrair a sonoridade, a partir da técnica de isolamento de harmônicos, para fins composicionais e interpretativos. Essa sonoridade carece de catálogos que detalhem seus atributos e de métodos para uma técnica instrumental que delimitem algum padrão sonoro. Com base nos conceitos de tone imagination, de Sigurd Raschèr, e threshold tone, de Marcus Weiss e Giorgio Netti, é realizada uma análise de parciais harmônicas obtidas por meio de duas posições de tubo do saxofone soprano em Si♭. Por meio dos parâmetros manipulados a partir desses aspectos da técnica instrumental, as parciais harmônicas são avaliadas quanto ao potencial de serem transformadas em sons múltiplos e ao grau de influência que se pode exercer sobre o efeito sonoro. Objetivamente, este artigo gera um conteúdo com o propósito de evidenciar possibilidades sonoras para esse tipo de multifônico no saxofone. Como consequência, é constatada a necessidade de catalogação dessa sonoridade para um aprofundamento do estudo do multifônico do saxofone.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.