Multifônicos do Saxofone Baseados na Série Harmônica: Uma Prospecção de Catálogo

Autores/as

  • SÉRGIO MONTEIRO FREIRE

Resumen

Este artigo diz respeito ao uso prático de multifônicos do saxofone baseados na série harmônica de Keith Moore. A meta central é dar uma possível referência de como extrair a sonoridade, a partir da técnica de isolamento de harmônicos, para fins composicionais e interpretativos. Essa sonoridade carece de catálogos que detalhem seus atributos e de métodos para uma técnica instrumental que delimitem algum padrão sonoro. Com base nos conceitos de tone imagination, de Sigurd Raschèr, e threshold tone, de Marcus Weiss e Giorgio Netti, é realizada uma análise de parciais harmônicas obtidas por meio de duas posições de tubo do saxofone soprano em Si♭. Por meio dos parâmetros manipulados a partir desses aspectos da técnica instrumental, as parciais harmônicas são avaliadas quanto ao potencial de serem transformadas em sons múltiplos e ao grau de influência que se pode exercer sobre o efeito sonoro. Objetivamente, este artigo gera um conteúdo com o propósito de evidenciar possibilidades sonoras para esse tipo de multifônico no saxofone. Como consequência, é constatada a necessidade de catalogação dessa sonoridade para um aprofundamento do estudo do multifônico do saxofone.

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Publicado

2022-02-12

Cómo citar

MONTEIRO FREIRE, S. (2022). Multifônicos do Saxofone Baseados na Série Harmônica: Uma Prospecção de Catálogo. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 25(1). Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/11715