Liquid Voices
uma postopera?
Palavras-chave:
Ópera contemporânea brasileira; postopera; estética da impureza; intertextualidade.Resumo
Este texto propõe uma reflexão a respeito da ópera cinemática Liquid Voices: a história de Mathilda Segalescu, de Jocy de Oliveira, amparada em conceitos trazidos dos estudos das artes performáticas contemporâneas, entre eles o conceito de postopera segundo Jelena Novak, com suas implicações a respeito da relação corpo-voz no contexto da cena pós-dramática. Nessa discussão também é abordada a influência mutua entre ópera e cinema no desenvolvimento dessas duas linguagens ao longo do século XX, assim como aspectos da intertextualidade enquanto elemento da estética pós-moderna ou, na visão de Guy Scarpetta, de uma estética da impureza. Depois de uma breve contextualização da produção dramático-musical de Jocy de Oliveira na música de concerto brasileira das últimas décadas, procuramos identificar elementos da ópera em tela que possam caracterizá-la como uma postopera. Pretende-se aqui contribuir para com o entendimento da ópera contemporânea, numa perspectiva interdisciplinar envolvendo elementos teóricos da música, teatro e cinema.
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- 2023-05-08 (2)
- 2023-05-04 (1)
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