“FESTAS DA XICA” DE PAULO MOURA

UM LUGAR INTERACIONAL-FORMATIVO (LIF)

Autores

  • Eduardo Lucas da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Paulo Moura, Música popular, Audiotátil, Festas da Xica, Jazz

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise da textualidade audiotátil de Paulo Moura (1932-2010) em Festas da Xica (1987), considerando os pressupostos da Teoria das Músicas Audiotáteis (TMA) e do conceito de Lugar Interacional-Formativo (LIF), arcabouço teórico que contempla as especificidades de experiências estéticas e culturais de músicas como o jazz, o rock, a música brasileira instrumental, as músicas improvisadas e a World Music. Para tanto, realizou-se uma análise microgroovêmica com o aporte do software Open Source, Sonic Visualiser. Foram considerados três aspectos objetivos de análise: recursos interpretativos, o tempo e o centróide espectral.

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Biografia do Autor

Eduardo Lucas da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Música da UNIIRIO. Orientação: Clifford Hill Korman e
coorientação: Fabiano Araújo Costa.

Publicado

2023-03-17

Como Citar

Lucas da Silva, E. (2023). “FESTAS DA XICA” DE PAULO MOURA: UM LUGAR INTERACIONAL-FORMATIVO (LIF). DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 26(1), 59–73. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12603