Amigos da Boa Música

um estudo de caso sobre as memórias do setor da música na cidade de Bauru

Autores

Palavras-chave:

Indústria Criativa, Amigos da Boa Música, Setor da Música

Resumo

Este artigo apresenta o Clube Amigos da Boa Música (ABM) realizado na cidade de Bauru desde a década de 1940. O problema de pesquisa deste estudo surge da investigação em torno das transformações do setor da música no contexto da indústria criativa a partir do Clube ABM. Para alcançar o objetivo de apresentar a trajetória do Clube Amigos da Boa Música na cidade de Bauru no contexto da indústria criativa foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo como referência conceitos relacionados à arte musical, música, indústria criativa e setor da música. Em seguida, foi realizado um estudo de caso identificando as motivações para a iniciativa na cidade de Bauru, bem como sua retomada; as etapas para a organização e promoção desta iniciativa na cidade; o impacto deste evento no setor da música da cidade e nos participantes do clube; o investimento necessário para a ocorrência dos encontros; e o perfil da equipe que organiza os encontros na cidade. Após o relato sobre o ABM desde sua criação até os dias atuais, identificaram-se transformações que o clube sofreu ao longo dos anos, observando a evolução e o protagonismo das tecnologias de gravação e sua importância no setor da música na cidade de Bauru. O percurso de oitenta anos do Clube ABM ilustra aspectos da indústria criativa ressaltando a importância da criatividade no mercado de trabalho, favorecendo a economia, a tecnologia e a cultura, contexto em que o clube se insere na construção de sua história.

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Biografia do Autor

Camila Roberta Muniz Serra, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Mídia e Tecnologia, Curso de Doutorado (FAAC UNESP). Mestre em Engenharia de Produção (FEB UNESP). Graduada em Serviço Social (ITE Bauru), pós-graduada em Gestão Empresarial (ITE Bauru e pós-graduada em Docência do Ensino Superior (Senac São Paulo). Professora no Centro Universitário de Bauru (ITE) Empreendedora cultural, oferecendo cursos customizados de música na Ampli Arte e Criatividade.

Juliano Maurício de Carvalho, Universidade Estadual Paulista - UNESP

 Livre-docente em Políticas de Comunicação, Mídia e Indústrias Criativas pela UNESP. Pós-doutorado pela Universidade de Sevilha e Universidade Carlos III de Madri. É vice-coordenador do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, do curso de Jornalismo e líder do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia, Educação e Criatividade do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Publicado

2024-01-05

Como Citar

Muniz Serra, C. R., & Maurício de Carvalho, J. (2024). Amigos da Boa Música: um estudo de caso sobre as memórias do setor da música na cidade de Bauru. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 27(2), 102–127. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12881

Edição

Seção

Dossiê temático