Temporalidade como interface multissensorial: uma revisão bibliográfica sobre as relações entre música, artes visuais e o tempo

Autores

  • Celso Franzen Junior Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcos Vieira Lucas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Multissensorialidade, Música e artes visuais, temporalidade, filosofia e arte.

Resumo

Este trabalho é uma revisão bibliográfica sobre a influência do tempo na percepção sinestésica entre música e artes visuais. O objetivo é fornecer subsídios teóricos para um pensamento fundamentado sobre o assunto. Para tanto, identificou-se os pontos principais do tema e elaborou-se um contraponto com autores de áreas afins, como filósofos, artistas plásticos, músicos e professores. Dessa maneira, o tema se conduz gradualmente, desde o ímpeto criativo até as relações multissensoriais entre as artes, por meio de sua temporalidade. Esse trabalho se faz importante porque o objeto de pesquisa percorre o campo da percepção, sendo necessário fontes seguras de informação para se escapar do subjetivismo excessivo. Conclui-se que, apesar de ainda se ter muito a pesquisar sobre o assunto, essa literatura inicial já esboça a problemática e o objeto de estudo em torno da temporalidade de uma obra de arte, sendo tempo o elemento chave da percepção multissensorial e das forças expressivas que transpassam as dimensões físicas da música e da pintura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Franzen Junior, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Processos Criativos em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Pós-graduado em Regência Coral pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM); Graduado em Música Bacharelado em Instrumento - opção piano pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é regente e coordenador técnico da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (Fiocruz). E-mail de contato: celsofranzenjr@edu.unirio.br

Marcos Vieira Lucas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Composição Musical pela University of Manchester. Suas obras têm sido apresentadas regularmente no Brasil e no exterior. Possui vários prêmios de composição incluindo o Franz Liszt Composition (Torino - 2017). Professor titular da UNIRIO e membro do grupo Prelúdio 21. Em 2017-18 foi compositor visitante na Jacob’s School of Music da Indiana University (EUA) com bolsa da Fulbright Foundation. E-mail de contato: marcos.lucas@unirio.br

Referências

CAZNOK, Yara Borges. Música: Entre o audível e o visível. 2 ed. São Paulo: Editora Unesp; Rio de Janeiro: Funarte, 2008.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

FICAGNA, Alexandre Remuzzi. Entre o sonoro e o visual: composição por imagens. Campinas, 2014. Tese de Doutorado – Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: < https://www.academia.edu/resource/work/41788823 >. Acesso em 22 abr. 2023.

GOETHE, J. W. Doutrina das cores. 4ed. São Paulo: Nova Alexandria, 2013.

GROYS, Boris. Na mira da teoria e outros ensaios. Copenhague/Rio de Janeiro: Zazie Edições, 2021.

GUINSBURG, J. O Expressionismo. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002

JUNG, Carl. A energia psíquica. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

KANDINSKY, Wassily. Ponto, linha, plano: contribuição para a análise dos elementos picturiais. 2 ed. Lisboa: Edições 70, 1970.

KLEE, Paul. Bases para La estructuración Del arte. Buenos Aires: Need, 1999.

KLEE, Paul. Sobre a arte moderna e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

KOSTKA, Stefan. Materials and techniques of twentieth-century music. Nova Jersey: Prentice Hall, 1990.

LACOSTE, Jean. A filosofia da arte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1986.

LEIBIG, Susan. (Org.) O cérebro que aprende. São Paulo: All Print Editora, 2008.

LYOTARD, Jean-François. O inumano: considerações sobre o tempo. Lisboa: Editorial Estampa, 1990.

MED, Bohumil. Teoria da música. 4 ed. Brasília, DF: Musimed, 1996.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

PAREYSON, Luigi. Estética: teoria da formatividade. Petrópolis-RJ: Vozes, 1993.

SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre a visão e as cores. São Paulo: Nova Alexandria, 2003.

VALENTE, Heloísa de Araújo Duarte. Os cantos da voz: entre o ruído e o silêncio. São Paulo: All Print Editora, 1999.

ZONTA, Sandro Lucio. Manhãs, poentes, zênites e noites: aspectos da representação de luz e sombra na música de Harry Crowl. Dissertação de Mestrado. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2013.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Fontoura Franzen Junior, C. A., & Vieira Lucas, M. (2023). Temporalidade como interface multissensorial: uma revisão bibliográfica sobre as relações entre música, artes visuais e o tempo . DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 27(1), 185–203. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12886

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)