O Suvaco de Cobra da Penha Circular e o choro na década de 1970

memória e identidade cultural

Autores

  • ALBERTO BOSCARINO JUNIOR CEFET/RJ

Palavras-chave:

Música Popular Brasileira; Identidade Cultural; Memória Coletiva; Suvaco de Cobra da Penha Circular.

Resumo

Este artigo propõe uma análise do convívio cotidiano de um botequim carioca sob a perspectiva sociológica, histórica, musicológica e da ocupação de territórios geográficos associados ao conceito de patrimônio cultural. O objetivo é apresentar o contexto de práticas musicais e relações sociais ocorridas no Bar Suvaco de Cobra da Penha Circular (RJ), entre as décadas de 1970 e 1980, ressaltando personagens, músicos e, sobretudo, a importância do gênero Choro como elemento de resgate da memória coletiva e de afirmação da identidade cultural carioca. As rodas de choro do Suvaco de Cobra resgataram obras de grandes autores, intérpretes e promoveram a iniciação de músicos e compositores que atuam hoje no cenário cultural brasileiro. O suporte teórico adotado se fundamenta no conceito de memória e espaço proposto por Maurice Halbwachs, nos estudos de memória coletiva e individual, de Michael Pollak, entre outros. A apropriação do espaço geográfico por indivíduos integrantes de uma rede social e cultural é baseada nos conceitos de Howard Becker na busca de se compreender a constituição social de um botequim carioca. A metodologia contempla a revisão de literatura e o resgate da memória através de entrevistas concedidas pelos integrantes do Suvaco de Cobra ao autor deste artigo.

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Biografia do Autor

ALBERTO BOSCARINO JUNIOR, CEFET/RJ

Alberto Boscarino Junior é músico e Doutor em Música. Professor de Artes do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ, campus Maria da Graça. É licenciado em Artes (Música, UNIRIO, 2002), Mestre em Música (UNIRIO, 2006) e Doutor em Música (UNIRIO, 2011).

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Publicado

2024-01-05

Como Citar

BOSCARINO JUNIOR, A. (2024). O Suvaco de Cobra da Penha Circular e o choro na década de 1970: memória e identidade cultural. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 27(2), 173–194. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12887

Edição

Seção

Dossiê temático