Sermões em palimpsestos: criação musical sob a ótica bakhtiniana

Autores

Palavras-chave:

Composição musical, Dialogismo musical, Palimpsesto, Luciano Berio, Mikhail Bakhtin

Resumo

O presente trabalho articula os domínios musical e linguístico, a partir do dialogismo bakhtiniano. Através da imagem do palimpsesto, evocada pela obra Sermões em palimpsestos, discutimos como a criação musical lida com a superposição de textos musicais. Concluímos que as propostas bakhtinianas são promissoras não somente para a análise musical, mas também para uma maneira de pensar a composição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Vasconcelos, Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG)

Pesquisador e pós-doutorando na UFMG com experiência em análise musical, composição e musicologia. Como compositor possui obras orquestrais, camerísticas, solistas e eletroacústicas, executadas no Brasil e no exterior. Atualmente é professor substituto na Universidade de Brasília (UnB).

Oiliam Lanna, Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG)

Compositor, professor Associado IV da Área de Composição do Departamento de Teoria Geral da Música (UFMG), com histórico em composição de obras para instrumentos solo, grupos de câmara e orquestra; regência de obras orquestrais e camerísticas, particularmente de obras de compositores brasileiros e sul-americanos; orientação de pesquisas de pós-graduação dedicadas, particularmente, à composição e análise musicais.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiévski. 5ed. Rio de Janeiro: Forense.

Universitária, 2013.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 7ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.

BAKHTIN, Mikhail. Os Gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BARBOSA, Rogério Vasconcelos. Sobre a composição musical: metamorfoses entre escuta e escritura. In. NASCIMENTO, Guilherme et al. (org.). A Música dos Séculos 20 e 21. Barbacena: Universidade do Estado de Minas Gerais, 2014, p. 111-120.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Contribuições de Bakhtin às teorias do texto e do discurso. In: FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão; CASTRO, Gilberto de (orgs.). Diálogos com Bakhtin. 4ed. Curitiba: Editora UFPR, 2007, p. 21-38.

BAUDELAIRE, Charles. Paraísos artificiais. Porto Alegre: L&PM, 2011.

BERIO, Luciano. Entrevista sobre a música contemporânea (realizada por Rossana Dalmonte). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.

BERIO, Luciano. Chemins V on Sequenza XI for guitar and chamber orchestra: author’s note (1992). Disponível em http://www.lucianoberio.org/chemins-v-authors-note. Acesso em 14 jan 2021.

BERIO, Luciano. Remembering the future. Cambridge/London: Harvard University Press, 2006.

BERIO, Luciano. Interviste e colloqui. Torino: Einaudi, 2017.

BEZERRA, Paulo. No limiar de várias ciências. Posfácio. In: BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016. p. 151-170.

BOULEZ, Pierre. Música Hoje 2. São Paulo: Perspectiva, 1992.

BRAIT, Beth; Campos, Maria Inês Batista. Da Rússia czarista à web. In. BRAIT, Beth (org.). Bakhtin e o Círculo. São Paulo: Contexto, 2009, p. 15-30.

CASSOTTI, Rosa S. Music, answerability, and interpretation in Bakhtin’s Circle: reading together M.M.Bakhtin, I. I. Sollertinsky, and M. V. Yudina. In: Festschrift for Nikolay Pan’kov. 2011. Disponível em http://nevmenandr.net/scientia/festschrift/cassotti.pdf

CERQUEIRA, Daniel Lemos; ASSIS, Ana Cláudia. Contrapontos musicais: Luciano Berio e o contexto pós-guerra. A tempo. Vitória, v.3, n.3, p.63-72, 2012.

CHAVES, Celso Loureiro. Processo criativo e composição musical: proposta para uma crítica genética em música. Anais Congresso Internacional da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética, X Edição, p. 337-345, 2012.

CLARK, Katerina; HOLQUIST, Michael. Mikhail Bakhtin. São Paulo: Perspectiva, 2008.

DELIÈGE, Célestin. Cinquante ans de modernité musicale: de Darmstadt à l'IRCAM, contribution historiographique à une musicologie critique. Sprimont: Pierre Mardaga, 2003.

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Os Irmão Karamázov. 2Vols. 3ed. São Paulo: Editora34, 2012.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e Diálogo: As Ideias Linguísticas do Círculo de Bakhtin. São

Paulo: Parábola, 2009.

FERRAZ, Silvio; TEIXEIRA, William. Heterogenesis in Musical Rewriting and (Re)Performance. Musica Theorica: Journal of the Brazilian Society for Music Theory and Analysis, v.3, n.2, p.189-202, 2018.

FERREIRA, Thayane de Oliveira. Dialogismo no percurso composicional de György Ligeti. Dissertação de mestrado. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2012.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2ed. São Paulo: Contexto, 2016.

GENETTE, Gérard. Figures I. Paris: Éditions de Seuil, 1966.

GENETTE, Gérard. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Viva Voz, 2010.

GRITTEN, Anthony. Music in Bakhtin’s Philosophical Aesthetics. In. SHEINBERG, Esti (ed.), Music semiotics: a network of significations in honour and memory of Raymond Monelle Farnham: Ashgate, 2012, p. 59-69.

JOHNSON, Julian. Mahler’s Voices: Expression and Irony in the Songs and Symphonies. New

York: Oxford Press, 2009.

KORSYN, Kevin. Beyond Privileged Contexts: Intertextuality, Influence, and Dialogue. In: COOK, Nicholas; EVERIST, Mark. Rethiking Music. New York: Oxford University. 2001, p. 55-72.

LANNA, Oiliam. Aventuras Dialógicas. In. NASCIMENTO, Guilherme et al. (org.). A Música dos Séculos 20 e 21. Barbacena: UEMG, 2014, p. 13-19.

LANNA, Oiliam. Dialogismo e polifonia no espaço discursivo da ópera. Tese (Doutorado) – Faculdade de Letras, Belo Horizonte: UFMG, 2005.

MADERNA, Bruno. Experiências Composicionais de Música Eletrônica. In: MENEZES, Flo (org.). Música Eletroacústica: história e estéticas. 2 ed. São Paulo: USP, 2009, p. 117-120.

MEYER, Leonard. Emotion and meaning in music. Chicago: University of Chicago, 1956.

NATTIEZ, Jean-Jaques. O Combate entre Cronos e Orfeu: ensaios de semiologia musical aplicada. São Paulo: Via Lettera, 2005.

PETRACCA, Ricardo. Música e Alteridade: uma abordagem bakhtiniana. Curitiba: Appris, 2018.

SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. São Paulo: Horizonte, 2014.

SCHROEDER, Silvia C. N.; SCHROEDER, Jorge L. Música como discurso: uma perspectiva a partir da filosofia do Círculo de Bakhtin. Música em Perspectiva, Curitiba, v.4, n.2, p.127-153, 2011.

SCHROEDER, Silvia C. N.; SCHROEDER, Jorge L. Apreciação musical para não-musicistas: uma proposta a partir das ideias do Círculo de Bakhtin. Vórtex, Curitiba, v.7, n.1, p.1-28, 2019.

SEINCMAN, Eduardo. Estética da comunicação musical. São Paulo: Via Lettera, 2008.

STRAVINSKY, Igor. Poética Musical em Seis Lições. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Vasconcelos, F., & Lanna, O. (2023). Sermões em palimpsestos: criação musical sob a ótica bakhtiniana. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 27(1), 92–114. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12917

Edição

Seção

Artigos